Governo do Amazonas realiza curso para habilitar indígenas na avicultura e suinocultura

Portal Seind - http://portaldaseind.blogspot.com.br/ - 14/09/2012
O Governo do Amazonas vai qualificar e habilitar produtores rurais indígenas que vivem em Coari (a 370 quilômetros de Manaus) a trabalhar com a criação e comercialização de galinhas e porcos no município, por meio do curso de Avicultura Básica e Suinocultura. Destinado a 30 indígenas tikuna da comunidade Paraná do Dururuá, o curso será realizado entre os dias 17 e 22 deste mês, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O objetivo é dar oportunidade para que essas famílias melhorem a qualidade dos produtos e possam inseri-los no mercado local com segurança alimentar e, consequentemente, ter perspectiva de aumento na própria renda. "Na avicultura, os participantes do curso são habilitados a trabalhar com galinha para postura, ou seja, na produção de criação de ovos", informou o técnico do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind, Zuza Cavalcante, que é indígena do povo Mayoruna.

A atividade em Coari atende a um pedido da Associação do Povo Indígena Tikuna do Paraná do Dururuá (APITPAD) e faz parte das ações da câmara de número 4 do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), intitulada "Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas". "O Senar tem um termo de cooperação técnica com a gente e é uma das 52 instituições que compõem o comitê gestor, o que possibilita que realizemos ações como esta em localidades como Coari", destacou Zuza.

Em agosto passado, o mesmo curso de avicultura foi realizado na comunidade São Jorge da Ponta da Castanha e beneficiou 30 indígenas tikuna de forma direta, no município de Alvarães (a 538 quilômetros de Manaus).


Certificado

Ao final da capacitação em Paraná do Dururuá, os 30 indígenas beneficiados (entre homens e mulheres) receberão certificado profissional, expedido pelo próprio Senar, que tem validade em todo o território nacional.



http://portaldaseind.blogspot.com.br/2012/09/governo-do-amazonas-realiza-curso-para.html
PIB:Solimões

Related Protected Areas:

  • TI Cajuhiri Atravessado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.