Indígenas aprendem técnicas para recepcionar turistas no Amazonas

G1 - http://g1.globo.com - 11/10/2012
Curso foi voltado para orientar turistas em terras indígenas.
Ao todo, cinco comunidades no interior do Amazonas participaram do curso.


Cinco comunidades indígenas do interior do Amazonas participaram de um curso para recepcionar e orientar turistas em caminhadas pelas florestas. Acompanhados de uma bacharel em Turismo e instrutora do curso pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Idânia Martins, o grupo formado por 15 pessoas aprendeu metodologias para organizar sobre como proceder ao receber um visitante.

Intitulado 'Manejo de Trilhas em Terras Indígenas', o curso aconteceu entre os dias 1o e 5 de outubro e envolveu indígenas das seguintes comunidades: Fortaleza do Patauá, São Francisco do Guiribé, São Francisco do Patauá e Sahu-Apé, que representam os povos Apurinã, Sateré-Mawé, Kambeba e Tikuna.

Após a aula teórica na Escola Cultural da Aldeia Fortaleza do Patauá, os indígenas andaram durante dois dias, de forma alternada, para percorrer as trilhas elaboradas. Os percursos e horários foram estabelecidos durante os dias de oficina. À noite, todos participaram de uma dança tradicional, que foi puxada pelo próprio João Francelino. "Parabenizo a participação das outras etnias, outras comunidades e estamos de braços abertos para os que desejarem visitar nossa aldeia", disse o tuxaua, emocionado com a presença dos "parentes".

Desde quarta (10) até o dia 15 de outubro, os indígenas realizarão novos cursos: "Elaboração de Projetos" e "Resgate e Melhoria da Qualidade do Artesanato". Cada um terá a participação de 20 indígenas.



http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/10/indigenas-aprendem-tecnicas-para-recepcionar-turistas-no-amazonas.html
PIB:Juruá/Jutaí/Purus

Related Protected Areas:

  • TI Fortaleza do Patauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.