Rádio Indígena no ar!

Radio Kiriri - http://radiokiriri.wordpress.com/ - 19/10/2012
Kiriris montam rádio na Aldeia Mirandela com apoio do BNB Cultural


De outubro a dezembro desse ano, o projeto "Webrádio Indígena Kiriri" realiza atividades de formação para produção de conteúdos radiofônicos informativos, educativos e culturais na Aldeia Kiriri com apoio do Programa de Cultura do Banco do Nordeste.

A rádio indígena será montada e transmitida em baixa potência na aldeia kiriri e pela internet. Os kiriri são índios do sertão do nordeste brasileiro com um histórico de luta e retomada de suas terras, homologadas em 1990 com a expulsão de cerca de 1.200 não-índios de seu território. A Aldeia Mirandela, onde acontece o projeto, é o centro da terra indígena e está a 24km da cidade de Ribeira do Pombal, região norte da Bahia.

As atividades da rádio indígena começam na semana que marca o período de lutas pela democratização das comunicações em todo o Brasil. Na legislação brasileira, há apenas dois anos foi concedido a indígenas e quilombolas o direito de administrarem rádios comunitárias. A "Webrádio Indígena Kiriri" é uma rádio livre que será montada e permanecerá na Aldeia Mirandela.

O projeto promove a formação técnica dos indígenas para atuar em rádios comunitárias, comerciais, livres e webrádio, ou ainda na produção independente de vinhetas, comerciais, campanhas de educação, saúde pública, campanhas publicitárias, e na montagem de webrádios e transmissão ao vivo de eventos culturais na aldeia usando a internet. Também faz parte da programação debates sobre propriedade intelectual e licenciamento dos conteúdos produzidos.

A experiência propõe o rádio como "porta de entrada" para as possibilidades oferecidas pela comunicação popular e estimula os indígenas a ocuparem o espectro eletromagnético com suas mensagens, expressões culturais e musicais, fortalecendo a diversidade étnica na mídia, além de contribuir com a preservação da memória material e imaterial através do registro, transmissão e documentação oral, com os podcasts produzidos.

Para o jornalista Sérgio Melo, coordenador do projeto, estratégias de comunicação como essa possibilitam que os indígenas, antes excluídos do acesso às novas mídias e tecnologias digitais, possam empoderar-se da linguagem, dos meios técnicos de produção, gerando protagonismo e autonomia.

"Com o acúmulo a experiência do rádio, em pouco tempo as comunidades indígenas encontram uma dinâmica própria de comunicação e integração, ampliando a esfera social e o alcance de suas reivindicações políticas ou manifestações culturais e artísticas", afirma.

Os conteúdos serão produzidos com softwares livres e disponibilizados em Creative Commons.

Webrádio Indígena Kiriri

http://radiokiriri.wordpress.com/

http://soundcloud.com/kiriri
http://www.facebook.com/kiriri.mirandela


Coordenação - Sérgio Melo
secmelo@gmail.com
71.9281.1906

Assessoria de Comunicação - Thaís Brito
taisoueu@gmail.com
71.9278.9778

Articulador indígena - Marcelo Kiriri
75.9998.0717



http://radiokiriri.wordpress.com/2012/10/19/radio-indigena-no-ar/
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Kiriri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.