Governo delimita área para índios isolados em Roraima

Folha.com - http://www1.folha.uol.com.br/ - 28/12/2012
Portaria da Funai (Fundação Nacional do Índio) publicada no "Diário Oficial da União" de quarta-feira (26) delimitou e restringiu o acesso a uma área em Roraima onde vivem índios isolados, avistados durante sobrevoo em 2011.

A portaria veta o acesso de pessoas não vinculadas à fundação a uma área de 43 mil hectares em Rorainópolis (294 km de Boa Vista), onde vivem os índios pirititi. A medida estabelece ainda que a área passa a se chamar Terra Indígena Pirititi.

A existência do grupo foi mencionada inicialmente pelos waimiri-atroari, grupo indígena vizinho cujas terras foram demarcadas na década de 1980.

Os relatos dos waimiri-atroari levaram a Funai a crer que os pirititi vivessem em uma área compreendida pela Terra Indígena Waimiri-Atroari.

No entanto, estudos constataram que o grupo estava presente também em regiões fora da área demarcada, o que foi confirmado em sobrevoo realizado por uma equipe da fundação no ano passado.

Segundo a Funai, a área habitada pelo grupo é alvo de solicitações de permissão de desmatamento e exploração econômica.

O objetivo da restrição de ingresso, locomoção e permanência na região é garantir que os pirititi permaneçam isolados em seu território.

As Forças Armadas e policiais poderão ter acesso à área, desde que estejam no cumprimento de suas funções e sejam acompanhadas por funcionários da Funai.

O cumprimento da medida será fiscalizado pela Frente de Proteção Etnoambiental Waimiri-Atroari e pelo setor da Funai responsável por índios isolados e recém-contatados.



http://www1.folha.uol.com.br/poder/1207710-governo-delimita-area-para-indios-isolados-em-roraima.shtml
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Waimiri Atroari
  • TI Pirititi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.