Primeiro dia do ritual guarani Xondaro no MI

Museu do Índio - http://www.museudoindio.org.br/ - 20/01/2013
Grupo guarani apresentou, neste sábado, 19 de janeiro, às 17h, no Museu do Índio, em Botafogo o ritual xamânico Xondaro. Participaram 18 integrantes da aldeia Sapucay - Terra Indígena de Bracuí, localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

O Xondaro é uma mistura de luta, dança e canto. O ritual tem entre os objetivos, desenvolver o equilíbrio e a saúde do corpo. Os guarani, saudaram o ano de 2013, mostrando a sua força e vitalidade espirituais. O público pode conhecer o princípio filosófico e a prática do Xondaro, que prepara os integrantes da comunidade guarani, para a caça, a pesca e várias outras atividades que integram o cotidiano da aldeia.

Neste domingo, 20 de janeiro, às 17h, os guarani fazem a última apresentação do Xondaro, no Museu do Índio.



http://www.museudoindio.org.br/template_01/default.asp?ID_S=5&ID_M=1500
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Guarani do Bracuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.