ALTA FLORESTA: Governador dá ordem de serviço para construção de Escola Indígena

Portal do Governo do Estado de Rondônia - http://www.rondonia.ro.gov.br/ - 23/03/2013
Aconteceu na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Ezequiel Ramin, no município de Alta Floresta, nesta sexta-feira (21), a assinatura da ordem de serviço feita pelo governador Confúcio Moura e a secretária de Estado da Educação (Seduc), Isabel Luz, para a construção de uma Escola Indígena.

O recurso para a construção da Escola veio através de um convênio firmado entre o governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação, e o governo de Rondônia que, juntos, irão construir a escola Estadual de Ensino Fundamental Erapoaron Makurap. No valor de mais de R$ 180 mil.

A Escola será construída na Aldeia Barranco Alto, terra indígena Rio Branco, localizado no município de Alta Floresta. A escola terá duas salas de aula, pátio coberto, sala de direção, cozinha, área de serviços e banheiros.

O prefeito de Alta Floresta, Valtuir Ferreira, afirmou que a educação sempre foi e é a coisa mais importante na vida. Na oportunidade, agradeceu ao governador Confúcio Moura pela parceria com a prefeitura, por ser um governo atuante nos municípios.

Isabel Luz disse que até o momento foram entregues cincos escolas indígenas em todo os estado, além de barcos completos para ajudar nos transporte escolar. Também anunciou alguns investimentos na educação para as escolas de tempo integral.

O governador Confúcio Moura explicou para os alunos da escola Ezequiel Ramin, que a educação não é Deus, mas é salvadora. "Os pais de hoje são diferentes dos meus. Os velhos ensinavam agente respeitar ao próximo, davam bronca. Hoje, a maioria dos jovens não pedem licença e muito menos desculpa. Pai e mãe tem que dar essa educação para seus filhos e corrigir quando o menino faz malcriação". Confúcio ressaltou ainda que a educação tem que ser mão dupla, professor dentro da escola e pais dentro e fora de casa.

O governador elogiou a cidade de Alta Floresta e disse que está fazendo tudo o que é possível para beneficiar a cidade. "Volto no próximo mês para dar ordem de serviço para asfaltar 10km de Alta Floresta".

No final da solenidade, Confúcio entregou para o coordenador de educação indígena da região, Romeu Rachel, ás chaves de uma camionete L200 Triton Savana e a entrega simbólica de três barcos de alumínio completos, com coletes salva vidas. Esses benefícios foram entregues para atender a educação indígena do município de Alta Floresta.

Participaram dessa solenidade os deputados estaduais, Kaká Medonça, Jean de Oliveira, Luiz Cláudio e vereadores de Alta Floresta.



http://www.rondonia.ro.gov.br/noticias.asp?id=16681&tipo=Mais%20Noticias
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Rio Branco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.