Boatos de "suposta" invasão indígena deixou clima tenso em Tacuru

A Gazeta News - http://www.agazetanews.com.br/ - 25/05/2013
No final da tarde de quinta-feira (23), fortes rumores de que indígenas da aldeia Jaguapiré estariam preparando uma invasão no assentamento Vitoria da Fronteira, antiga fazenda São José em Tacuru, causou tumulto e muita tensão entre os moradores da zona rural.

Segundo informações, as lideranças indígenas estariam se articulando para uma invasão no sentido de chamar a atenção das autoridades para as questões de demarcações na região, ao mesmo tempo fortes rumores de que a intenção seria de que haveria o sequestro de uma pessoa como refém também teria sido deliberado pelos índios.

A informação que começou a ser repassada para os moradores do assentamento já no início da noite gerou muita tensão e em pouco mais de 40 minutos mais de 200 moradores se reuniram na residência do vereador Ito Milani (PT), que também é morador do assentamento e uma das lideranças entre os assentados.

Durante a reunião foi exigido pelos moradores à presença do prefeito Paulo Pedro Rodrigues, que justificou a ausência e por telefone acompanhou toda a reunião sendo representado pelo secretario da pasta indígena Peterson Maia, que compareceu com sua equipe de trabalho e se comprometeu se reunir pela manhã com uma comissão formada por representantes do assentamento e também com representantes da aldeia Jaguapiré.

Ainda durante a noite uma grande movimentação de veículos em carreata passou boa parte da noite percorrendo a divisa entre aldeia e assentamento e somente na manhã desta sexta-feira as reuniões foram retomadas.

No início da manhã desta sexta-feira (25), já com a presença do prefeito foi realizada uma reunião com os moradores do assentamento na prefeitura e imediatamente o prefeito se comprometeu em intermediar o ocorrido, moradores acompanhados pelo vereador Ito Milani, Algacir Machado e Edson Iturbe, falaram por cerca de mais de 1 hora sobre o acontecido e logo após ficou decidido que a prefeitura através da secretaria indígena fariam uma segunda reunião com lideranças da aldeia.

As lideranças da aldeia vieram ao gabinete do prefeito e ficaram por mais de 2 horas em reunião com o secretario Peterson Maia, prefeito e vereadores que acompanharam o desenrolar dos fatos.

O capitão da aldeia acompanhado de uma comissão se mostraram perplexos diante dos rumores e negaram qualquer movimentação no sentido de invasão ao assentamento.

Segundo o prefeito "Uma nova reunião será marcada entre moradores e indígenas para selar a paz e o entendimento que sempre reinou em nossa região". Disse o prefeito

O secretario Peterson Maia que passou parte da noite e toda a manhã com sua equipe reunindo as lideranças na aldeia destacou a importância do entendimento, "A nossa administração sempre se preocupou com a questão indígena que é uma realidade latente na nossa região, temos a secretaria indígena para auxiliar a comunidade, mas também somos responsáveis em manter o bom entendimento entre os povos". Concluiu.

No assentamento Vitoria da Fronteira vivem hoje cerca de 230 famílias assistidas por programas do governo federal, na aldeia Jaguapiré cerca de 350 indígenas formam a segunda maior reserva da região com infraestrutura disponibilizada pelo governo federal, estadual e municipal.



http://www.agazetanews.com.br/noticia/regiao/71592/boatos-de-suposta-invasao-indigena-deixou-clima-tenso-em-tacuru
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Jaguapiré
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.