I Toré Junino Kariri-Xoco 2013

Índios Online - http://www.indiosonline.net/ - 26/06/2013
Os Kariri-Xocó do município de Porto Real do Colégio, Alagoas estão novamente cantando e dançando o Toré no período junino em 2013, esta tradição sempre foi praticada pelos nossos indígenas, mas nos últimos anos estava parado. Este ano os indígenas estão fazendo palhoças em pontos de apresentação nas portas das casas, com fogueiras, comidas típicas para o Toré Junino passar com a participação da comunidade .

Os Grupos de Toré Soyré, Dzubukuá, Opara-Tinga e Sabucá fizeram apresentações nas palhoças Rua do Escola Velha e Rua do Posto no dia 23 e 24 de Junho. Logo após as apresentações dos grupos saiam para visitar a casa do Pajé, Casa do Cacique como uma forma de respeito pelas antigas lideranças. Na primeira noite os grupos dançaram arrudiando a aldeia, acompanhados pela comunidade, cantando e dançando, visitando várias casas como manda a tradição do Toré. Estamos se preparando para fazer o mesmo em São Pedro dias 28 e 29 de Junho para o encerramento do evento. O Organizador do evento Toré Junino Ivanildo dos Santos estar muito esperançoso por novos tempos, agora sabemos que nossa cultura vai continuar, o ano que vem faremos novamente. Estar acontecendo o Toré Junino já é gratificante para nós, não podemos deixar nossa tradição, vamos registar este momento histórico, com fotos, DVD, divulgar na mídia que estamos com nossa Cultura Viva.



http://www.indiosonline.net/i-tore-junino-kariri-xoco-2013/
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Kariri-Xokó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.