MPF visita terra indígena Zoró

MPF/RO - http://www.prro.mpf.mp.br - 17/09/2013
Pela primeira vez, procurador da República esteve na aldeia do povo Zoró. Na ocasião, a comunidade apresentou suas necessidades.


O povo Zoró recebeu pela primeira vez em sua terra indígena, localizada em Rondolândia (MT), um representante do Ministério Público Federal (MPF), o procurador da República Guilherme Rocha Gopfert. A visita também teve a participação de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A reunião foi considerada histórica na comunidade, por ter sido a primeira vez que um membro do MPF visitou o Povo Zoró. "Foi realmente muito importante constatar pessoalmente os problemas vividos por aquela sociedade: péssimas condições da escola da comunidade, da saúde dos membros Zoró, bem como o alarmante nível de desmatamento que ocorre no interior da reserva indígena", avaliou o procurador.

Na reunião, os indígenas solicitaram ao MPF o acompanhamento e a defesa dos interesses indígenas no que diz respeito a saúde e educação, estradas de acesso às aldeias, extração ilegal de madeira e alternativas econômicas para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

O procurador Guilherme Gopfert vai sugerir à unidade do MPF em Mato Grosso, responsável pelas nas questões relativas àquela comunidade indígena, que oficie ao DNIT e ao Ibama naquele estado solicitando informações acerca das condições de conservação das estradas que atendem as aldeias do povo Zoró. Na área de educação, a sugestão é que se oficie a Secretaria Estadual para que se manifeste sobre as condições físicas da Aldeia Escola.

Já quanto à saúde, sugere-se que se questione o secretário estadual e também a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) sobre a possibilidade de tratamento dos pacientes indígenas em município mais próximo da aldeia - Ji-Paraná. Atualmente eles são transferidos para Porto Velho, o que dificulta o acompanhamento dos familiares dos enfermos.

Quanto às alternativas econômicas, ficou estabelecido que será agendada uma reunião com a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Estado do Mato Grosso, de modo a se alcançar medida sustentável, piscicultura, que garanta a integridade econômica e cultural da aldeia do povo indígena Zoró.

A visita à comunidade Zoró foi realizada nos dias 18 e 19 de agosto de 2013.



http://www.prro.mpf.mp.br/conteudo.php?acao=diversosLerPublicacao&id=950
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Zoró
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.