Política de atenção à saúde indígena será apresentada nesta quinta

Folha Boa Vista - http://www.folhabv.com.br - 19/09/2013
Nesta quinta-feira, 19, quarto dia de agenda com os 14 médicos com formação no exterior, integrantes do programa Mais Médicos, do Governo Federal, pelo menos dois temas norteiam as discussões: as políticas de atenção dos povos indígenas e o funcionamento do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde).

Organizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau), o evento ocorre até sexta-feira, 20, no auditório da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde. Os médicos com formação no exterior chegaram domingo a Roraima e desde segunda-feira, 16, recebem informações sobre o funcionamento dos serviços de saúde em Roraima.

Como integrantes do Mais Médicos, os profissionais permanecerão no país por três anos, trabalhando em regime de 40 horas semanais, não podendo assumir outro vínculo de emprego. Os médicos vão atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista, Caracaraí, Pacaraima e Uiramutã. Além dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do Leste e o Yanomami.

Dentre os 14 médicos, cinco são brasileiros formados na Venezuela e há seis cubanos. O local de atuação, que foi escolhido por cada um no momento da inscrição no programa federal, ficou da seguinte forma: cinco na capital, um em cada um dos municípios de Pacaraima, Uiramutã e Caracaraí e seis para os DSEIs.

O representante da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, que tem sob sua responsabilidade os s DSEIs Leste e o Yanomami, vai falar sobre o tema de saúde indígena. Pela agenda, a apresentação ocorre de 15h às 17h30, no auditório da CGVS.

Segundo o MS, o DSEI é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena - SasiSUS. Trata-se de um modelo de organização de serviços, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com controle social.

No Brasil são 34 DSEIs divididos estrategicamente por critérios territoriais e não, necessariamente, por estados, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas. Além dos DSEIs, a estrutura de atendimento conta com postos de saúde, com os polos base e as Casas de Saúde Indígena - CASAIS.



http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=158853
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Jacamim
  • TI São Marcos
  • TI Raposa Serra do Sol
  • TI WaiWái
  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.