Povo shanenawa apresenta seu patrimônio imaterial para Caravana de Cultura

Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br - 20/09/2013
Uma das ações da oficina de educação patrimonial que faz parte do projeto Caravana de Cultura e Humanização se refere à pesquisa sobre o patrimônio cultural imaterial (veja box abaixo). Esse estudo é motivado com a ampla participação da comunidade. Assim aconteceu em Feijó, a partir do convite feito à equipe da Caravana pela liderança indígena Edna Shanenawa, para conhecer de perto a cultura daquele povo, o dia a dia da Aldeia Morada Nova. O encontro se deu na quarta e quinta-feira, 18 e 19.

O grupo coordenado por Francis Mary Alves de Lima, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) subiu o Rio Envira de barco até a aldeia. Da cidade até lá são apenas quinze minutos. A pesquisa teve à frente Irineida Nobre, historiadora do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC) da FEM.

Edna Shanenawa recebeu todos em sua casa. Ao começar a entrevista, fez questão de apresentar seu nome indígena: "Me chamo Phashaya, que significa "mulher curandeira". Na minha época não era permitido o registro. Hoje, com as políticas para o nosso povo, é diferente, e os jovens podem ser registrados com seus nomes. Mas ainda luto pra ter o meu ", disse.

Ainda, Edna falou sobre a história, a cultura, a luta pela terra, a cosmologia e rituais de seu povo. Uma das manifestações que foram revitalizadas nos últimos tempos, segundo relata, é o Matxu.

"É a celebração com a caiçuma (bebida tradicional feita de macaxeira), com cantos e danças do nosso povo. Ocorre em setembro, e estava esquecido. Nós conseguimos trazer de volta", disse Edna, pontuando que outro dos projetos que estão sendo realizados é a pesquisa para resgatar uma antiga expressão de seu povo: a pintura nos lábios com o jenipapo.

"Com sete anos, nossos lábios eram tatuados com jenipapo e ficava até à morte. Nos homens, em cor mais forte. Estamos buscando saber como era feito, para que cada vez mais nossa cultura se fortaleça", disse.

O encontro teve ainda um passeio pela aldeia. Além das famílias, a sede da cooperativa e a Escola Estadual Indígena Tekahayne Shanenawa foram visitadas. "As comunidades indígenas ganharam muito com a educação diferenciada. É uma reivindicação e luta nossa. Mas, sabemos que isso tem a ver também com os governos, quando trabalham pelos povos indígenas", comenta Edna. A escola possui 150 alunos e é um espaço do encontro de saberes.

O grupo ainda teve um momento com os jovens compositores indígenas. Os músicos apresentaram canções autorais na sua língua. "Elas falam de saudade e de amor. Vocês vieram e já estão indo, e a gente já sente saudades", explica Naintwa, compositor da aldeia.


As pinturas corporais

Tyzã, 17 anos, é exímia na arte de pintura corporal. Edna a chamou para apresentar os desenhos e falar sobre o significado de cada um deles. "O nosso nome verdadeiro é Shanenawa. Nossa tradição não pode morrer. Esses desenhos são a vida e a história do nosso povo", disse a jovem índia.

Para Francis Mary, esse é apenas o início de um trabalho de pesquisa que servirá para nortear ações na construção de uma política que respeite cada vez mais a diversidade cultural. "Essas vivências são maravilhosas. É uma troca de conhecimentos que une a tradição e a modernidade. A Caravana tem proporcionado esses momentos e o importante a dizer é que as comunidades é que são os agentes principais dessa construção. Estamos de alma lavada com esse aprendizado", ressalta.



O que é patrimônio cultural imaterial?

Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito à sua ancestralidade, para as gerações futuras. São formas de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Alguns exemplos de patrimônio cultural imaterial já tombados no Brasil: roda de capoeira, Círio de Belém, forró, bolo de rolo e Feira de Caruaru.

Legenda foto baianas: O ofício das baianas de acarajé já foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

(fonte: Wikipédia)

O que é a Caravana de Cultura e Humanização?

É um projeto do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour e Diretoria de Humanização. Agrega as oficinas: teatro, cinema, educação patrimonial, humanização da gestão pública e qualidade de vida. De Feijó, a equipe parte para Tarauacá e realiza o projeto nesta sexta e sábado, 20 e 21.



http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/cultura/26544-povo-shanenawa-apresenta-seu-patrimonio-imaterial-para-caravana-de-cultura.html
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Katukina/Kaxinawa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.