Novo coordenador da Coiab é apresentado à sociedade em evento na ALE/AM

Seind - http://portaldaseind.blogspot.com.br - 08/10/2013
O indígena Maximiliano Tukano foi apresentado nesta terça-feira (dia 8), em Manaus, como novo titular da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). A cerimônia foi no auditório Cônego Azevedo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM), e teve a participação de instituições como a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), que tem sido parceira da entidade nos últimos anos.

Liderança do rio Negro, Maximiliano foi eleito durante a 10ª Assembleia Geral Ordinária e Eletiva da entidade, que foi realizada entre os dias 26 e 30 de agosto, na terra indígena Umutina, localizada no município de Barra do Bugres (MT).

O ex-diretor da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) assume o lugar de Marcos Apurinã, que ficou quatro anos à frente da Coiab.

A posse também foi acompanhada pelo deputado Sidney Leite (DEM), que é o atual presidente da Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas da ALE/AM.

A equipe coordenada por Maximiliano Tukano é formada ainda por Lourenço Krikati (vice-coordenador), do Maranhão; João Neves Galibi (secretário), do Amapá; e Francinara Baré (tesoureira), também da região do rio Negro.


Organização

A Coiab foi criada em abril de 1989 e é composta por 75 organizações membros dos nove Estados da Amazônia Brasileira (Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Com sede em Manaus e uma representação em Brasília, a Coiab atua na defesa dos direitos básicos dos indígenas, como terra, saúde, educação, economia e interculturalidade. A entidade representa cerca de 160 diferentes povos indígenas com características particulares, que ocupam aproximadamente 110 milhões de hectares no território amazônico.



http://portaldaseind.blogspot.com.br/2013/10/novo-coordenador-da-coiab-e-apresentado.html
Índios:Política Indígena

Related Protected Areas:

  • TI Umutina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.