Reunião estabelece metas para projeto Sustentabilidade Indígena no oeste do Paraná

CBN - http://www.cbnfoz.com.br - 11/10/2013
Uma reunião com representantes da aldeia Tekoha Ocoy, Itaipu Binacional e Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, no início da semana, tratou dos objetivos e metas do projeto Sustentabilidade Indígena para os anos de 2014 e 2015.

Na ocasião, foram discutidas as demandas da comunidade para desenvolver um novo plano de trabalho dentro dos principais eixos: agricultura, pesca e cultura.


Agricultura

Por meio de convênio entre Prefeitura e Itaipu, a aldeia recebe assistência técnica que contempla o preparo de solo, a aquisição de sementes de milho, feijão, melancia, melão e hortaliças, apoio a horta da escola, transporte de rama de mandioca, aquisição de animais de tração e equipamentos tipo aradinho e charrete, para auxiliar no trabalho dos indígenas.

De acordo com o técnico de Meio Ambiente da Prefeitura, Edson Bortoluzzi, que presta assistência técnica na aldeia, os indígenas também criam peixes em tanques-redes, com uma produção média anual de oito toneladas, com a parceria da Itaipu. A meta para o próximo ano é produzir entre oito e 12 toneladas de peixes.


Infraestrutura

No ano que vem, devem ser feitas melhorias na parte de infraestrutura com a previsão da construção de um barracão para depósito de ração, ampliação e construção de mais uma Casa de Reza, cascalhamento e melhorias de estradas, entre outras.


Reflorestamento e artesanato

Outro trabalho desenvolvido na aldeia Tekoha Ocoy é a manutenção da área de reflorestamento. Para esse ano, segundo o técnico da Prefeitura, ainda está previsto o reflorestamento de uma área aproximada de cinco hectares.

"Priorizamos a faixa mais próxima do Lago de Itaipu e a diversificação de 10% a 15% das mudas de espécies que possam ser utilizadas para a produção de artesanato", informa Bortoluzzi.

Na área da cultura, a aldeia realiza anualmente a Semana Cultural Indígena promovida pelo Colégio Estadual Teko Ñemoingo com o apoio da Itaipu e da Prefeitura. O evento tradicional atrai centenas de visitantes da região, que tem a oportunidade de conhecer a cultura e os costumes indígenas, marcados pelo artesanato e religião. A programação do próximo ano já está sendo discutida.

Cerca de 50 pessoas da aldeia trabalham diretamente com o artesanato que, desde janeiro até o mês de setembro, gerou uma renda de R$ 32 mil. A Prefeitura mantém uma professora de artesanato que atualmente coordena o Núcleo Artístico Cultural Indígena.


Segurança alimentar

No eixo de segurança alimentar, são cedidos mensalmente 120 kits alimentares às famílias que têm mais necessidade. Uma vez por semana também é feito o trabalho de nutrição infantil, com o acompanhamento e pesagem das crianças, em conjunto com a enfermeira da unidade de saúde, Pastoral da Criança e Provopar.

Para o cacique Daniel Lopes, este foi um ano de bons resultados. "A cada ano estamos melhorando, por isso precisamos reavaliar as atividades. Três pontos podemos destacar: a agricultura, a pesca e a cultura. São atividades que são reconhecidas regionalmente e que são tradicionais da comunidade. Procuramos trabalhar fortemente em cima disso, com a parceria da Itaipu e Prefeitura", apontou o líder indígena. Ele afirmou, ainda, que a atual gestão municipal tem dado grande apoio à comunidade em diversas áreas.

Participaram da reunião os secretários de Agricultura, Nacleto Tres; de Obras e Viação, Orivaldo Malaggi; de Cultura Esportes e Turismo, Catiuscia Milioli Presa; de Planejamento, Vanilda Scheffer Justo; de Assistência Social, Serli dos Reis Dutra; e de Saúde, Maria Elisabete de Borba; a gerente da Divisão de Ação Ambiental, Marlene Curtis; e demais representantes da aldeia Tekoha Ocoy, Pastoral da Criança, Funai e Itaipu.



http://www.cbnfoz.com.br/noticias-de-foz-do-iguacu/editorial/foz-do-iguacu/11102013-42547-reuniao-estabelece-metas-para-projeto-sustentabilidade-indigena-2014-2015
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Avá Guarani/Ocoí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.