Índios de Curaçá participam de Programa de Saúde

Prefeitura de Curaça/BA - http://www.curaca.ba.gov.br - 10/10/2013
'Idoso feliz é idoso saudável'. É com esse lema que o Governo de Curaçá, em parceria com o Governo Federal, tem desenvolvido uma série de atividades, do Programa Saúde Indígena (PSI), com os índios da Tribo Tumbalalá, na Missão Velha, localizada próximo à Pedra Branca, Povoado de Curaçá.

A Enfermeira Eloyse Santana, que trabalha diretamente com os Tumbalalás, ressaltou que "o projeto visa buscar os idosos nas suas residências e proporcionar, uma vez por semana, um momento diferente, a fim de discutir o dia-a-dia de cada um deles, verificar a saúde, inclusive com aferição de pressão arterial", ressaltou. São desenvolvidas, ainda, oficinas e palestras sobre reeducação alimentar; momentos de exercícios físicos e danças, também à beira do rio, para relaxar a musculatura e amenizar as dores corporais.

De acordo com Sandra Possídio, que é especialista na Educação em Saúde, o Governo de Curaçá está atuando no sentido de promover saúde aos indivíduos e às comunidades. "Nossas equipes de saúde vêm tendo um novo olhar quanto às questões da saúde, proporcionando ações efetivas de intervenções; não direcionando o atendimento apenas para o tratamento dos nossos pacientes, mas promovendo saúde dos indivíduos e comunidades. Isso nos leva a acreditar que poderemos sim ter um dia um SUS que queremos e buscamos. E, consequentemente, mais qualidade de vida e um Município mais saudável", concluiu.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá



http://www.curaca.ba.gov.br/#
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tumbalalá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.