Funai e Ibama apreendem madeira em Aruanã

Site da Funai-Brasília-DF - 21/09/2004
A Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio de sua Administração Executiva Regional (Aer) de Goiânia realizou, neste sábado (18), junto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), uma operação para apreensão de madeira, retirada ilegalmente da Terra Indígena Aruanã, Área III, no município de Aruanã (GO).

A apreensão foi possível graças a denúncias feitas por índios Karajá que habitam aquela terra indígena. Tão logo recebeu a denúncia, o administrador da Funai de Goiânia, Edson Beiriz, acionou o Ibama e juntos foram até o local e fizeram a apreensão de 240 m³ de madeira serrada, sendo 21 vigotas e 07 caibros de essências diversas. O infrator, Elton dos Santos Moraes, foi autuado em flagrante e teve apreendido seus equipamentos. A madeira está apreendida e foi transportada para o Posto Indígena Aruanã, tendo o servidor Sallim Costa de Oliveira, como depositário.

O infrator alegou que a retirada da madeira foi autorizada por Felipe Bento dos Santos, conhecido como Coronel, posseiro residente na Terra Indígena Aruanã. De acordo com Beiriz, a Funai está sempre atenta para esse tipo de problema.
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Karajá de Aruanã III
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.