Desmatamento ilegal em terras indígenas e entorno e a inércia de muitas instituições públicas no Maranhão

Combate Racismo Ambiental - http://racismoambiental.net.br - 14/11/2013
Representantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do Estado do Maranhão realizaram no último mês de outubro (dias 23 a 26) a II Atividade Itinerante do CONSEMA, quando foram verificar in loco crimes ambientais que são diariamente cometidos sem a menor dificuldade no Maranhão.

A situação está sem controle há anos e que foi constatado não é surpresa, mas impressionou os conselheiros(as) estaduais: são carvoarias, serrarias, empreendimentos de gesso, transporte ilegal de madeira, toras, carvão, e lideranças indígenas reclamam que praticamente toda essa madeira vem de terras indígenas.

As gravidades são muitas, num conjunto de violações insustentável. São escolas indígenas sem merenda escolar e sem professores em muitas das TIs. Muitos rios, riachos e brejos estão secando, as queimadas são comuns, enfim, são ilícitos que estão expostos para quem quiser ver.

Não existe fiscalização, monitoramento, educação ambiental, não há vontade política de coibir tantos crimes cometidos contra as florestas, os rios, a biodiversidade e a qualidade de vida da sociedade como um todo, mas em especial dos povos indígenas que estão nas terras indígenas sem políticas públicas de educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, gestão territorial e ambiental.

As atividades incluíram ainda a participação de caciques e lideranças indígenas e reuniões com o Ministério Público Federal e Estadual. E as lideranças indígenas reforçaram a necessidade de que os órgãos públicos tomem providências imediatas.

As áreas visitadas foram as TIs Governador e Arariboia e entorno, localizadas no município de Amarante, e a área do entorno da TI Bacurizinho, no município de Grajaú-MA. onde tem várias outras terras indígenas.



http://racismoambiental.net.br/2013/11/desmatamento-ilegal-em-terras-indigenas-e-entorno-e-a-inercia-de-muitas-instituicoes-publicas-no-maranhao/
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Araribóia
  • TI Bacurizinho
  • TI Governador
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.