Jogos Indígenas iniciam em Amambai para promover a integração através do esporte

Amambaí Notícias - http://www.amambainoticias.com.br - 11/01/2014
Aconteceu nessa sexta-feira (10), na Aldeia Indígena Guapoy (Aldeia Amambai), a abertura da 11ª edição dos Jogos de Integração Indígena (Joind). O Joind é uma olimpíada indígena realizada pela Associação de Jovens Indígenas Guarani/Kaiowá em Ação (JIGA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Amambai e outras entidades.

"Ninguém faz nada sozinho, a nossa equipe batalhou para que esses jogos acontecessem e agradecemos a todos os que nos ajudaram", afirmou o diretor geral do Joind, professor Ismael Morel.

O vice-prefeito pediu lealdade entre os competidores e afirmou ter orgulho de estar recebendo esta competição no município. "Não está cem por cento, mas está próximo da perfeição", disse Edinaldo Bandeira.

Durante o evento foram realizados o acendimento da Tocha Olímpica e apresentações de dança do grupo indígena Arandu, que acompanha os jogos desde seu início. O vencedor do Festibai 2013, Juliano Misael, também esteve animando o público.

Estiveram presentes no ato, o vereador, Ailton Rosendo; a secretária de Educação, Vera Lorensetti, e o vereador de Caarapó, Dário Ramires.


Garoto e Garota Joind

Um garoto e uma garota de cada município disputou o cargo de Garoto e Garota Joind 2014, dez casais desfilaram para jurados, que votaram e decidiram a critério de beleza facial, desenvoltura na passarela e simpatia. Os vencedores em primeira colocação foram os candidatos da aldeia Amambai, que receberam presentes e suas correspondentes faixas.

Em segundo lugar ficaram o garoto de Caarapó e a garota de Antonio João. Já em terceiro, foram contemplados o garoto de Coronel Sapucaia e a amambaiense da aldeia Limão Verde.

As modalidades serão futsal, basquetebol, voleibol e modalidades típicas como atletismo, corridas, saltos, arremessos, arco e flecha, cabo de força, queimada, entre outras, tendo como participante as aldeias dos Municípios de Amambai, Tacuru, Paranhos, Douradina, Coronel Sapucaia, Caarapó, Sete Quedas, Antonio João, Dourados, totalizando 200 atletas.

Como novidade serão realizadas lutas, apresentações culturais valendo pontuação para o campeonato e o sambo, uma mistura de dança e luta, similar a capoeira.



http://www.amambainoticias.com.br/esportes/jogos-indigenas-iniciam-em-amambai-para-promover-a-integracao-atraves-do-esporte
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Aldeia Limão Verde
  • TI Amambai
  • TI Caarapó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.