Projeto Poço de Carbono Juruena realiza ação de Educação Ambiental em Terra Indígena

Rural Centro/UOL - http://ruralcentro.uol.com.br - 10/03/2014
Três etnias indígenas de Mato Grosso participaram de uma gincana ecológica promovida pelo projeto Poço de Carbono Juruena, executado pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (Aderjur), com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. A gincana foi realizada na terra Indígena Apiaká-Kaiaby, em Juara, Noroeste de Mato Grosso, onde participaram mais de 300 indígenas de 4 escolas, entre alunos, pais e professores, no final de fevereiro.

A ação faz parte de uma parceria firmada entre o projeto Poço de Carbono Juruena, a Funai e as associações da Terra Indígena, que vem facilitando a abertura de novos mercados para a castanha do Brasil coletada pelos indígenas daquela área. De acordo com Elaine da Silva Rashii, coordenadora pedagógica do projeto, o evento foi realizado com intuito de fortalecer a valorização da cultura indígena e da cadeia produtiva da castanha. "Nós estamos estimulando crianças, jovens e educadores na formação de uma consciência ambiental, reconhecendo na comercialização de produtos florestais não-madeireiros uma alternativa sustentável de gestão do território e de geração de renda para as comunidades indígenas", argumenta.

A gincana ecológica trabalhou de forma lúdica a valorização da floresta e da biodiversidade, além da valorização do conhecimento indígena. Foram apresentadas peças de teatro, realizadas coletas de sementes, listagens de espécies de árvores e de peixes comuns nas florestas e rios da terra indígena, além de animadas competições de cabo de guerra e de arco e flecha.

"É muito importante para nossa comunidade receber uma visita assim, esse trabalho vem reforçar a necessidade que já estamos sentindo de resgatar conhecimentos do nosso povo, ajudando as crianças a valorizar a cultura e os costumes, que estão diretamente ligados a floresta e aos animais", explica a diretora da Escola Indígena da Aldeia Tatuí, Dineva Maria Kayabi. "Esta ação era um sonho da nossa escola e serviu como um impulso, junto com pais e professores vamos continuar trabalhando o resgate cultural do nosso povo", complementa. Além da Aldeia Tatuí, as atividades também foram desenvolvidas nas Aldeias Mayrob e Munduruku.

O Projeto Poço de Carbono Juruena distribuiu também diversos materiais pedagógicos, como livros, cartilhas, folders, mochilas e cadernos para estudantes e professores.



http://ruralcentro.uol.com.br/noticias/projeto-poco-de-carbono-juruena-realiza-acao-de-educacao-ambiental-em-terra-indigena-76887
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Apiaká-Kayabi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.