Seind entrega redes e indígenas começam a colher frutos de projeto em Coari

Seind - http://portaldaseind.blogspot.com.br - 13/03/2014
Nove redes de pesca foram entregues a comunidades indígenas de Coari (a 370 quilômetros de Manaus) pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), nesta quinta-feira (13), como parte do Projeto de Manejo de Pescado da Associação dos Povos Indígenas Tikuna do Paraná do Dururuá (APITPAD). O material foi entregue pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) na comunidade São Miguel do Paraná do Dururuá e começa a ser utilizado nos próximos dias, com o fim do defeso, para a pesca de aproximadamente dez toneladas de tambaqui.

Em dois anos de plena atividade, o projeto visa beneficiar 120 indígenas associados (entre homens e mulheres), de forma direta, e mais 200, indiretamente.

"Durante todo esse tempo, nós ouvimos as comunidades e fizemos o mapeamento dos lagos, onde definimos o quesito preservação para que, finalmente, pudéssemos chegar à etapa principal do projeto, que é primeira pesca", comemorou o chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind (Detno), Zuza Cavalcante Mayoruna.

Todas essas as ações voltadas para o projeto tiveram a participação da Seind, por meio do plano de trabalho da câmara técnica "Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas", do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Nos últimos 24 meses, as linhas de ações do projeto priorizaram as reuniões com lideranças indígenas e os cursos voltados exclusivamente para a contagem do pescado, em ao menos 23 lagos da comunidade de São Miguel do Paraná do Dururuá, que fica a aproximadamente cinco horas de barco de Coari.

"Estamos finalizando a segunda etapa, com bons resultados e a expectativa de comercializarmos o produto antes da terceira fase, quando iniciaremos a contagem do pirarucu", informou o presidente em exercício da APITPAD, Armênio José Tikuna.

Os cursos foram realizados pelo Governo do Amazonas, por meio da parceria entre a Seind, a APITPAD, a Prefeitura Municipal de Coari e outras instituições como a Associação das Comunidades de Jutaí (ACJ) e a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), que atuou na validação da contagem.



http://portaldaseind.blogspot.com.br/2014/03/seind-entrega-redes-e-indigenas-comecam.html
PIB:Solimões

Related Protected Areas:

  • TI Cajuhiri Atravessado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.