Amazonas realiza 4ª edição do Abril Cultural Indígena

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br - 01/04/2014
Objetivo é estimular a valorização dos povos e culturas indígenas com feira de exposição e venda de produtos


Com o tema 'Educação é um direito, mas tem que ser do nosso jeito', o 4o Abril Cultural Indígena de 2014 inicia oficialmente nesta terça-feira (1o), às 18h40, no Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/AM) em Manaus. A programação prevê palestras, feira de exposição e comercialização de produtos indígenas, apresentações culturais e treinamento para a retirada de Nota Fiscal Eletrônica. O objetivo é estimular o reconhecimento e a valorização dos povos e culturas indígenas, com o fortalecimento da identidade e a promoção da sustentabilidade socioeconômica das populações no Amazonas.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e parceiros, por meio do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Neste ano, a organização informa que não terá competições esportivas na capital.

Além da participação musical da artista Djuena Tikuna, a solenidade de abertura terá a palestra 'Contribuição Indígena na Formação da Cultura Amazonense', que será ministrada pela Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc, com a participação de representantes da própria Seind, Funai, Conselho de Educação Escolar Indígena (CEEI), universidades públicas e privadas, organizações indígenas e Coordenadorias Distritais de Educação.

Em seguida, a organização realizará o lançamento dos concursos de redação e vídeo sobre a temática. Entre os dias 14 e 16 está programada a Feira de Exposição e Comercialização de Produtos Indígenas, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na Avenida Brasil, no 1335, Santo Antônia, na Zona Oeste de Manaus.


Nota Fiscal

O encerramento das atividades na capital ocorre no dia 16, das 8h às 11h30, no auditório do Centro de Treinamento Padre José de Anchieta (Cepan). Nos dias 22 e 23, porém, os indígenas terão a oportunidade de participar de um treinamento sobre a utilização da Nota Fiscal Avulsa, no horário das 9h às 12h, na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). .


Programação no interior do Estado

O Abril Cultural prossegue no interior do Estado, com a Semana de promoção Cultural e dos Direitos dos Povos Indígenas do Purus (de 15 a 21/04, em Lábrea e Tapauá); Semana Cultural Alusiva ao Dia do Índio (18 e 19/04, nas comunidades Umariaçú 1 e 2, em Tabatinga); Festival Cultural e Esportivo do Povo Munduruku - Terra Indígena Kwatá Laranjal (de 20 a 22/04, em Borba); Semana Cultural Indígena dos Povos Airãoense (25 e 26/04, em Novo Airão); 1o Festival Cultural Indígena de Alvarães (de 25 a 27/04); Festival Cultural Indígena da Comunidade Boa Sorte (de 25 a 27/04, em Beruri); e Jogos dos Povos Indígenas do Vale do Javari (1o de maio, em Atalaia do Norte)



http://www.portalamazonia.com.br/cultura/variedades/amazonas-realiza-4a-edicao-do-abril-cultural-indigena-confira-programacao/
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • TI Coatá-Laranjal
  • TI Tukuna Umariaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.