Museu Vanuíre realiza encontro paulista sobre questões indígenas

G1- http://g1.globo.com - 21/04/2014
Pesquisadores, indígenas e profissionais da área de cultura se reunirão para debater a relação entre as comunidades e as instituições museais, a partir do dia 29 de abril, no Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP).

De 29 de abril até 1 de maio, o museu realizará o III Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus. A ação, organizada em conjunto com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, acontecerá paralelamente ao IV Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural, na sede do equipamento museológico.

Os eventos reunirão um grupo de profissionais e interessados, indígenas e não indígenas, e professores da rede pública de ensino, para os debates divididos em conferências e palestras. Também serão propostas discussões entre as instituições, em busca da ampliação desses assuntos, analisados a partir dos métodos atuais.

O tema desta edição é "Museus e indígenas - Saberes e ética, novos paradigmas em debate". O destaque será o debate em torno de uma nova ética para os museus. Entre os enfoques estão a educação indígena e o museu, desde os tradicionais ensinamentos, a formação escolar e os saberes.

No dia 29 haverá a exibição do trabalho do Centro de Referência Kaingang do Museu Índia Vanuíre com Tamimi Borsatto, do Museu Índia Vanuíre, Marília Xavier Cury, do MAE/USP, e Josué Carvalho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na sequência, José Ribamar Bessa Freire, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Renata Motta, diretora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, (UPPM/SEC), se apresentarão.

Entre os convidados dos três dias estão o italiano Massimo Canevacci, do Instituto de Estudos Avançados da USP, a boliviana Elvira Espejo, do Museo Nacional de Etnografia y Folklore, de La Paz, que abordará em sua fala o papel da mulher indígena, Alexandre Oliveira Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pernambuco e da Rede Cearense de Museus Comunitários, Suzenalson da Silva Santos, do Museu Indígena Kanindé, no Ceará, e George de Vasconcelos, da Casa da Memória do Tronco Velho Pankararu, em Pernambuco. Os dois últimos contarão suas experiências como gestores indígenas de museus.

Todos os dias, ao final dos debates, haverá uma programação cultural com os espetáculos de grupos de danças indígenas Kaingang, Krenak e Terena, da T.I.Vanuíre. As inscrições podem ser feitas pelo site.

A taxa de inscrição é de R$ 30 para docentes universitários, profissionais de museus e interessados. São isentos indígenas, estudantes universitários e professores da rede pública de ensino. Mais informações pelo telefone (14) 34911-2333.



http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2014/04/museu-vanuire-realiza-encontro-paulista-sobre-questoes-indigenas.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Vanuire
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.