Após acordo, índios desocupam prédio da Funai em Cruzeiro do Sul

G1- http://g1.globo.com - 13/05/2014
Um grupo composto por 32 índios do povo Apolima-Arara que ocupou durante cinco dias, o prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Cruzeiro do Sul (AC), retornou para a aldeia, na sexta-feira (9). O acordo aconteceu durante uma reunião com órgãos que tratam sobre a regulamentação de suas terras.

Os índios querem a saída de posseiros e moradores tradicionais da Reserva Estrativista do Alto Juruá (Resex) que ainda ocupam a área demarcada como reserva indígena às margens do Rio Amônia, no município de Marechal Thaumaturgo, sudoeste do estado.

Segundo Luiz Nukini, coordenador da Funai na Região do Juruá, os índios decidiram aguardar por uma reunião marcada para o dia, 2 de junho em Brasília.

"Aqui nós tivemos um encontro com a presença da Polícia Federal, dos Ministérios Públicos Federal e Estadual e representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) onde foi definido que acontecerá a reunião em Brasília para dar continuidade às discussões sobre o assunto. Uma comissão formada por cinco indígenas estará presente. Diante do que foi garantido eles decidiram suspender o protesto", explicou.

Durante cinco dias o grupo de índios com suas tradicionais camuflagens e armado com flechas ficou acampado no prédio, localizado no centro de Cruzeiro do Sul. Diariamente eram realizadas atividades de danças e outras manifestações culturais.

Segundo o cacique Francisco Siqueira Arara, a luta pela legalização das terras já leva mais de 17 anos. Apesar da demarcação já ter acontecido, os indígenas exigem indenizações e reassentamento das famílias de não índios que precisam deixar a área demarcada.



http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/05/apos-acordo-indios-desocupam-predio-da-funai-em-cruzeiro-do-sul.html
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Arara do Rio Amônia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.