Contra empreendimento em tekoha, indígenas Guarani retomam área tradicional e são ameaçados

Cimi- http://www.cimi.org.br - 05/11/2014
município de Guaíra, oeste do Paraná, retomaram na madrugada desta terça-feira, 4, área do território tradicional onde a iniciativa privada pretende construir um condomínio fechado. Desde então, passaram a sofrer ameaças e intimidações.

O local é reivindicado pelos Guarani e faz parte do Y'Hovy. Nele fazem coleta e reproduzem o modo próprio de vida. Conforme relatos dos indígenas, mais de 50 caminhonetes chegaram ao local, durante o dia e a noite desta terça, para intimidar a comunidade. Tiros de rojão foram disparados na direção dos indígenas.

A mobilização Guarani teve início depois que a área, com mata preservada, foi cercada pelo proprietário do imóvel rural, impedindo a livre circulação da comunidade, e árvores foram derrubadas com a ajuda de máquinas para o início das obras do condomínio.

Na segunda-feira, dia 3, os Guarani encaminharam uma carta ao Ministério Público Federal (MPF) descrevendo a situação e pedindo providências antes que a área indígena, parte integrante do território tradicional, seja completamente destruída.


Segue a carta divulgada pelos Guarani:


Ao Ministério Público Federal (MPF),

Nós Guarani da Aldeia Y'Hovy, localizada no município de Guaíra no Oeste do Paraná, nos reunimos no dia 3 de novembro de 2014 e relatamos que nesse exato momento estamos ouvindo os barulhos de maquinas vinda da direção da mata do outro lado da rua (Av. Martin Luther King) desde a manhã de hoje (03-11-2014), que está sendo destruída. Para nós essa mata tem uma importância muito grande, pois dali tiramos remédios, tem tipos de árvores raros. Além disso, essa área está em trâmite na justiça pela demarcação de nossas terras e está dentro da nossa reivindicação. Exigimos a imediata atuação do MPF e a suspensão da obra que está tratando de construir um condomínio fechado em nosso Tekoha, destruindo assim parte de nossas subsistências e também enquanto a terra está em litígio eles não tem o mínimo direito de construir essas obras que são consideradas construções de má fé, pois eles sabem que estamos pleiteando a terra de direito e origem nossa. E como já não tem mais matas não sendo apenas aqui em Guaíra mas em todo o Paraná. E por isso nós Guaranis nos organizamos para impedir que isso aconteça, pois já aconteceu no passado a perda de nossas terras e vidas e agora vamos defender a nossa terra, com nossas vidas se necessário e exigimos que o MPF esteja do nosso lado, pois vamos ocupar a mata por questão defesa e resistência, e vamos continuar essa luta pela existência do nosso povo e cultura pois a luta continuará até o último índio.

Pedimos apoio e encaminhamos cópia para o Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Polícia Federal (PF).

Pedimos o apoio do CTI, Comissão Yvyrupá, APIB, Grande Conselho Guarani-Kaiowá da Aty Guasu, Secretária dos Direitos Humanos (SDH) e Cimi.

Tekoha Y'Hovy, Guaíra, 03 de novembro de 2014.



http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&action=read&id=7828
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Itaporanga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.