Índios & Quilombolas de Oriximiná: trocas em gestão territorial

CPI- http://comissaoproindio.blogspot.com.br - 10/11/2014
Com o apoio da Comissão Pró-Índio de São Paulo e do Iepé Instituto de Pesquisa e Formação Indígena índios e quilombolas de Oriximiná (Pará) realizam mais uma iniciativa conjunta. O tema esse ano são as experiências em gestão territorial.

Os índios das TIs Trombetas/Mapuera, Nhamundá/Mapuera, Parque do Tumucumaque e Paru d'Este já estão procedendo os diagnósticos socioambientais de seus territórios para elaboração dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental em parceria com o Iepé.

Os quilombolas da TQ Alto Trombetas, com o apoio da Comissão Pró-Índio, iniciaram em 2014 as conversas sobre os planos de gestão territorial e a oportunidade de adotarem essa nova ferramenta para planejar os usos atuais e futuros de seu território. Duas oficinas sobre o tema foram ministradas em julho desse ano.

O encontro será uma oportunidade para trocar tais experiências. E também mais um momento para dialogar sobre as diversas ameaças que afetam tanto os territórios indígenas quanto quilombolas na Calha Norte do Pará, como a retomada dos estudos das hidroelétricas do Rio Trombetas.

A articulação teve início em 2012 com o 1o Encontro Índios & Quilombolas de Oriximiná, no quilombo Abuí promovido pela Comissão Pró-Índio, Iepé e Cooperativa do Quilombo.




http://comissaoproindio.blogspot.com.br/2014/11/indios-quilombolas-de-oriximina-trocas.html
PIB:Amapá/Norte do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Nhamundá-Mapuera
  • TI Tumucumaque
  • TI Trombetas/Mapuera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.