Indígenas interditam a BR-316

Vias de Fato - www.viasdefato.com.br - 10/12/2014
Nesta terça-feira (9), Indígenas das etnias Guajajara e Awá Guajá, interditaram a BR_316, no trecho que corta a Terra Indígena Pindaré no Maranhão. O protesto é contra a PEC 215, e o PL 7735 que regulamenta o art. 231 e o PL 1610 da mineração que favorece interesses privados em detrimento dos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, facilitando a exploração e invasão dos territórios. De acordo com Flauberth Guajajara, ambulâncias e outros veículos transportando pessoas doentes, estão sendo liberados. Em moção, organizações da sociedade civil, leigos, leigas, religiosos e religiosas de toda a América Latina repudiam as medidas legislativas que colocam em risco a vida dos povos tradicionais e originários do Brasil em tramitação no Congresso Nacional. Os indígenas prometem encerrar o protesto no final do dia.

http://www.viasdefato.jor.br/index2/index.php?option=com_content&view=article&id=1083:indigenas-interditam-a-br-316&catid=34:yootheme&Itemid=204
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Rio Pindaré
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.