Aldeias vão indicar índios para ocupar cargos no governo do Amapá

G1 - www.g1.globo.com - 30/04/2015
Indígenas das aldeias de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá, vão poder ocupar cargos públicos de gerências em três secretarias do Amapá. O governo do estado decretou a criação dos cargos comissionados para intermediar conversas entre o poder executivo e os povos indígenas de diversas etnias que moram na floresta amapaense. Todos serão indicados pela própria comunidade.

De acordo com os decretos, estão estabelecidas sete gerências, sendo quatro vinculadas à Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims), duas na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e uma à Rede Super Fácil.

O governo do Amapá justificou a criação dos cargos destacando a necessidade de descentralização das pastas incluídas nos decretos. "Como essas pastas ficam na capital, a intenção é levá-las até as aldeias", disse Eclemilda Macial, secretária de estado dos Povos Indígenas.

A exigência mínima é ter o ensino médio. Os cargos vinculados à Sims terão a função de "fazer o meio-campo" entre as comunidades e o governo na cobrança de melhorias na qualidade de vida dos povos.

Terão representantes as aldeias Kumarumã, Kumenê e Manga. Uma das gerências será responsável pelos índios que vivem às margens do rio Oiapoque, que abrangem dez aldeias.

Na Rede Super Fácil, de acordo com o governo, o gerente será responsável por coordenar o atendimento indígena ao cidadão, com quatro servidores em Oiapoque e quatro em Macapá. Eles terão a função de auxiliar os índios que não falam língua portuguesa, na administração.

Os dois últimos cargos criados por decretos são para o setor primário. Uma gerência e outra subgerência foram incluídas no quadro da SDR para fomentar a produção agrícola dos índios nas aldeias.

Com exceção da gerência da SDR, que tem remuneração de R$ 2.475 por ser ocupada por um indígena com nível superior, as demais têm vencimentos mensais de R$ 1.888.

"Os gerentes são de aldeias de Oiapoque, mas outros municípios também podem ser atendidos por eles", frisou Eclemilda Macial.

Dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que existiam à época do estudo, 7.394 indígenas no estado. Em Oiapoque são 5.556, correspondendo a 27,2% da população do município.

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/04/aldeias-vao-indicar-indios-para-ocupar-cargos-no-governo-do-amapa.html
PIB:Amapá/Norte do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Uaçá I e II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.