Projeto em Angra, RJ, ajuda aldeia indígena no plantio de palmeira juçara

G1 - www.g1.globo.com - 05/10/2013
Um projeto em Angra dos Reis, RJ, está ajudando uma aldeia indígena no plantio da palmeira juçara. O objetivo é reproduzir a espécie, que está ameaçada de extinção, e contribuir pra uma interação mais sustentável da comunidade com o meio ambiente.

"A palmeira juçara é uma palmeira tradicional, ela é da Mata Atlântica. Tem grande importância ambiental, porque é alimento para diversos bichos, aves e roedores. E pode também ser utilizada para a produção de poupa, que é riquíssima do ponto de vista alimentar, e tem uma boa aceitação comercial", explica o subsecretário de agricultura do município, Rafael Ribeiro.

O programa começou em 2012, com 40 mil mudas cultivadas em uma área que faz parte da aldeia Guarani Sapukai, onde vivem aproximadamente 300 índios. Até o fim de 2013, a previsão é que sejam plantadas cerca de 10 mil mudas. Nos próximos dias, elas estarão prontas para serem transferidas para o local de plantio. O trabalho será acompanhado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) da cidade.

"A gente entra com toda a assistência técnica e o nosso conhecimento de campo para estar realizando o plantio dessas mudas", diz o supervisor da Emater Fábio da Silva Dias

Outra palmeira, a guaricanga, também será replantada. A espécie tem um grande valor cultural para os índios, já que as folhas são usadas na cobertura das casas.

"Os próprios indígenas estão aprendendo a reproduzir a espécie. Já são três mil mudas plantadas. Ela é de suma importância porque é de uso das coberturas tradicionais das casas guaranis", afirma Rafael Ribeiro.

http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2013/10/projeto-em-angra-rj-ajuda-aldeia-indigena-no-plantio-de-palmeira-jucara.html

PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Guarani do Bracuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.