Nhanderu Sergio Paulo recebe liberdade provisória

Índio Cidadão? - www.indiocidadao.org - 22/05/2015
Na tarde de ontem (21/05), autoridades do Grande Conselho Aty Guasu foram à Delegacia da Polícia Civil de Caarapó exigir esclarecimento sobre o paradeiro do nhanderu Sergio Paulo. A comunidade do Tekoha Takuara mobilizou apoio de dezenas de lideranças após receber o indicativo de que ele fora libertado em 19/05, data da expedição do alvará de soltura. A informação, prestada via telefone de atendimento da D.P., não correspondia aos fatos. Sergio Paulo permanecia sob custódia na Delegacia e somente recebeu liberdade provisória após a ação do Aty Guasu, somada as intervenções de apoiadores.

Familiares disseram que o nhanderu está muito abalado emocionalmente e temem que ele tente suicídio em decorrência do trauma vivenciado na carceragem. Ele relatou agressões dos agentes policiais, uma série de torturas psicológicas e até mesmo ameaça de morte. O nhanderu Sergio Paulo ainda responderá à Justiça pela acusação do crime de interceptação. A criminalização de lideranças das retomadas Kaiowa e Guarani é um dos temas da pauta da assembleia do Aty Guasu realizada hoje, em caráter emergencial.

Na madrugada, o cacique Elizeu Lopes telefonou para dizer que os nhanderus e nhandecys realizavam rituais tradicionais para a abertura dos trabalhos da assembleia. Também rezavam para fortalecer a vigília das lideranças Guarani na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, iniciada na noite de ontem. O cacique disse que os ministros Gilmar Mendes e Carmen Lucia sentirão na pele o poder da luta dos Kaiowa, que é essencialmente espiritual.

Reafirmou que a Nação Guarani não aceita a tese do marco temporal, aplicada pelos ministros na Segunda Turma do STF, considerando que ela representa o decreto de pena de morte do Povo. Desabafou que estão cansados de tantos sofrimentos e massacres como resultado da negativa de seus direitos originários às terras tradicionais. Elizeu declarou que os Kaiowa estão dispostos a morrer pelos territórios das retomadas e por isso não temem os ataques em série reiniciados pelos latifundiários em diferentes Tekohas. As lideranças do Aty Guasu divulgarão comunicado oficial após o encerramento da assembleia.

Texto de Rodrigo Arajeju, com informações do Mato Grosso do Sul de membros do Aty Guasu. Fotos do acervo da 7G Documenta (www.7gdocumenta.com.br).

http://indiocidadao.org/2015/05/22/nhanderu-sergio-paulo-recebe-liberdade-provisoria/
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Takuaraty/Yvykuarusu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.