MPF responsabiliza Ministério da Justiça por agravamento de conflito agrário em MS

Capital News (Campo Grande - MS) - www.capitalnews.com.br - 27/06/2015
Procurador afirma que omissão da Justiça em demarcar terras e a demora em autorizar a presença da Força Nacional nas áreas tem agravado a tensão na região


O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul publicou na sexta-feira (26) nota oficial esclarecendo as ações realizadas pela instituição em relação ao conflito agrário nos municípios de Coronel Sapucaia e Aral Moreira invadidas por índios guarani-kaiowá nesta semana. Segundo assessoria do MPF, o procurador da República Ricardo Pael Ardenghi, do MPF em Ponta Porã, afirma que a omissão do Ministério da Justiça em demarcar terras em Mato Grosso do Sul e a demora em autorizar a presença da Força Nacional nas áreas em conflito são os principais agravantes para o clima de tensão na região.

As invasões de propriedades rurais têm causado insegurança na população de cidades do interior de Mato Grosso do Sul. Na quarta-feira (24), em torno de 60 indivíduos, supostamente indígenas, invadiram as fazendas Três Poderes e Água Branca, ambas situadas na região conhecida como Tagi, na Rodovia MS-386 trecho que liga Amambai a Ponta Porã cortando o município de Aral Moreira.

Na segunda-feira (22), os índios Guarani Kaiowá também invadiram a Fazenda Madama, na divisa entre os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia. O grupo formado, por indígenas e homens armados estavam com os rostos cobertos por camuflagem. Os produtores rurais se reuniram na quarta-feira (24) na sede do Sindicato Rural de Amambai e alguns produtores, sem o aval do sindicato, foram até a Fazenda Madama invadida e reocuparam a sede da propriedade. Houve confronto entre os indígenas e os produtores rurais. Os moradores das fazendas acusaram os índios de fazerem algazarras, soltando foguetes e efetuar disparos, supostamente com o emprego de armas de fogo.

Confira na íntegra a nota publicada pelo MPF sobre o conflito agrário e as ações do órgão:

"O Ministério Público Federal (MPF) em Ponta Porã tem acompanhado, desde o início da semana, as negociações para a retirada dos bens do arrendatário da Fazenda Madama da sede da propriedade, em Coronel Sapucaia. A área foi retomada por índios guarani-kaiowá na segunda-feira (22) e tem sido palco de violências contra os indígenas.

Segundo informações dos guaranis, pistoleiros atacaram o acampamento e ameaçaram a comunidade. Acuados, os índios teriam ocupado a sede da fazenda e passaram a ser cercados por fazendeiros, que, por meio de ameaças, tentaram expulsar os indígenas do local.

O MPF tentou contato com o Ministério da Justiça (MJ) solicitando apoio da Força Nacional de Segurança (FNS) para a região a fim de evitar novas violências, sem sucesso. O apoio foi realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que conduziu, de helicóptero, o procurador da República Ricardo Pael Ardenghi até a área da retomada.

No local, foi realizada negociação entre o arrendatário da fazenda e os indígenas para a retirada de gado e de pertences pessoais mediante a presença da Polícia Federal (PF). Na fazenda, foi encontrada grande quantidade de cartuchos deflagrados de munição de armas longas. Nenhum armamento foi encontrado com os indígenas.

Na terça-feira (23), a Funai assistiu o arrendatário da Fazenda Madama na retirada dos bens. A ação foi acompanhada pela Polícia Civil de Amambai, já que o Delegado da Polícia Federal de Ponta Porã, responsável pela força policial que constitucionalmente apuraria os eventuais crimes ocorridos, não foi encontrado.

Na quarta-feira (24), o arrendatário, contrariando o acordado com os indígenas, continuou retirando o gado sem a presença da Funai e da PF. Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) teriam participado da ação, muito embora não se saiba qual a autorização para a presença policial. Novamente, o Ministério da Justiça foi contatado para envio da Força Nacional, mais uma vez sem sucesso.

http://www.capitalnews.com.br/cotidiano/mpf-responsabiliza-ministerio-da-justica-por-agravamento-de-conflito-agrario-em-ms/280315
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Guaivyry-Joyvy (Amambaipeguá)
  • TI Iguatemipeguá II
  • TI Bacia Nhandeva-Pegua
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.