Realidade dos povos indígenas do Oeste catarinense é tema de livro e capacitação para professores

Ministério Público Federal em Santa Catarina - MPF/SC - www.prsc.mpf.mp.br - 03/07/2015
MPF em Chapecó promove na próxima semana curso e distribuição da obra "Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr"


Aprimorar o estudo de temas relacionados à cultura, usos e costumes dos povos indígenas na região Oeste catarinense, com contextualização sociocultural da realidade indígena Kaingang, e combater o preconceito a essas comunidades tradicionais são objetivos da capacitação dos professores da rede pública de ensino de Chapecó que acontece na próxima segunda-feira (06/07). Já na terça-feira (07/07), à tarde, será realizada entrega dos exemplares do livro Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr em duas escolas: Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen'Nó, na Terra Indígena Toldo Chimbangue, e Escola de Educação Básica Pedro Maciel (não indígena), no centro.

O livro também será distribuído em todas as demais escolas, indígenas e não indígenas, da rede pública dos municípios da região Oeste em que estão localizadas terras indígenas.Junto com o livro será fornecido material didático-pedagógico de suporte, de fácil aplicabilidade, com encarte de atividades.

Durante o curso de capacitação, destinado aos professores do 4o, 5o e 6o ano das redes públicas estadual e municipal, haverá orientação de como utilizar o livro em sala de aula como apoio ao estudo da cultura e história dos povos indígenas. Pensando nos desafios diários encontrados pelo professor, o material foi elaborado por uma qualificada equipe de professores, de diferentes áreas do conhecimento, indígenas e não indígenas.

Assim como o livro, a produção deste material também foi inteiramente custeada pelo Ministério Público Federal e será entregue de forma gratuita às escolas contempladas pelo projeto. Os eventos desta semana são atividades complementar ao Seminário "Desafios Atuais do Povo Kaingang no Oeste Catarinense", promovido pela Procuradoria da República em Chapecó e pela Universidade Comunitária de Chapecó em abril deste ano.


Serviço


06/07 - segunda-feira - Capacitação dos professores da rede pública de ensino, a partir das 13h30min, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes (Rua Quilombo, 1244, Chapecó)

07/07 - terça-feira - Entrega de livros na Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen'Nó, na Terra Indígena Toldo Chimbangue, às 14:00; e na Escola de Educação Básica Pedro Maciel (não indígena), no centro, às 16:00.

http://www2.prsc.mpf.mp.br/conteudo/servicos/noticias-ascom/ultimas-noticias/realidade-dos-povos-indigenas-do-oeste-catarinense-e-tema-de-livro-e-capacitacao-para-professores
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Toldo Chimbangue
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.