Exposição reúne importante acervo indígena em Buíque

Diário de Pernambuco (Recife - PE) - www.diariodepernambuco.com.br - 22/07/2015
O município de Buíque recebe na próxima quinta a exposição "Em Kapinawá tem". O evento, que se une ao I Encontro de Formação em Museologia para Povos Indígenas em Pernambuco, acontece em Território Indígena Kapinawá, dentro do Espaço Sagrado Ajucá, e reúne representantes indígenas de todo o Estado. A curadoria é assinada pela antropóloga Lara Erendira Andrade e pelo indígena José Ronaldo França, enquanto que a expografia foi pensada pelo designer Ticiano Arraes.

Fruto de um projeto de formação com mais de 100 educadores (as) indígenas, a mostra reúne importante material produzido e organizado desde 2013 até junho deste ano. Fotografias, vídeos, CDs, dissertações, artigos, recortes de jornal e parte do acervo digitalizado do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) - relacionados a esta etnia e datados do início de 1980 - vão estar expostos no museu indígena da comunidade.

Esse material retrata o processo de resistência e salvaguarda da memória e dos saberes e tradições deste povo, além de garantir autonomia tanto na preservação do acervo quanto na educação das crianças e jovens. "Essa exposição que agora apresentamos a comunidade é fruto de um esforço conjunto entre comunidade, educadores(as), pessoas mais velhas do povo Kapinawá e os profissionais que contribuíram com as oficinas. Ela também tem a finalidade de contribuir com o Museu Kapinawá que está em pleno curso de organização", explica Lara Erendira Andrade.

O projeto foi apoiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA) da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE).

O projeto - "Kapinawá, meu povo conta e canta: memórias, samba de coco e furnas" teve início em 2013 e finalizou em junho 2015. Coordenado pela antropóloga Lara Erendira junto com os professores (as) indígenas Maria do Socorro França, José Ilton Bezerra e o Cacique Robério Francisco Maia, reuniu e produziu amplo acervo sobre o patrimônio cultural deste povo. As ações iniciadas por este projeto terão continuidade este ano, em novo projeto apoiado pelo Funcultura. No projeto atual, a pesquisa iniciada será aprofundada para a construção de livro didático escrito pelos (as) professores (as) Kapinawá.

[FOTO3] Metodologia - O projeto foi desenvolvido em etapas. Na primeira, foram realizadas oficinas sobre direitos indígenas, patrimônio, história e arqueologia com educadores (as), lideranças e pessoas mais velhas. Após este momento, os professores (as) conversaram com os parentes para coletar informações, falas dos mais velhos e fotografias que destacassem os saberes das parteiras, dos(as) rezadores(as), e de temáticas do samba de coco e dos sítios arqueológicos.

Resistência Kapinawá - A exposição se dará em um espaço que é símbolo da luta pela terra. Ela acontece na sede de uma fazenda que foi retomada em 2011, e desde então, ressignificada pelo povo e transformada em uma escola indígena, com salas de aula, biblioteca, horta escola e também no Museu Kapinawá. Não por acaso, a exposição se dará no coração da resistência atual.

Serviço
Exposição "Em Kapinawá tem" e Inauguração do Museu
Quando: Quinta (23/07/15)
Onde: Terrítório Indígena Kapinawá Espaço Sagrado Ajucá, Buíque/PE
Informações: Lara Erendira Andrade (81) 9 9688.4698

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/07/22/interna_vidaurbana,588123/exposicao-reune-importante-acervo-indigena-em-buique.shtml
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Kapinawá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.