Lideranças indígenas têm encontro regional nesta semana em Porto Velho

Governo do Estado de Rondônia - www.rondonia.ro.gov.br - 05/10/2015
Cerca de 200 lideranças indígenas de Rondônia, de 54 etnias, se reúnem no período de quarta (7) a sexta-feira (9), em Porto Velho, na etapa regional que vai unificar propostas que serão levadas à Conferência Nacional de Política Indigenista, com o tema "A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil Sob o Paradigma da Constituição de 1988". O encontro acontece no Aquarius Selva Hotel.

Conforme o cacique Heliton Gavião, chefe da Coordenadoria dos Povos Indígenas (Copir) da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), foram cinco etapas locais que aconteceram em terras indígenas. A primeira foi na TI Roosevelt (povos Cinta Larga), a segunda na TI Rio Branco (povos Tupary, Macupary e Aruá), a terceira na TI Sete de Setembro (Povo Surui), em seguida na região de Guajará-Mirim, com a participação de indígenas de 24 etnias; e a última etapa foi na região de Ji-Paraná, em terras indígenas de Igarapé Lourdes, onde participaram lideranças das etnias Gavião, Arara, Zoró, Karitiana, Karipuna e Uru Eu Wau Wau.

A realização das etapas da Conferência Nacional em terras indígenas em Rondônia foi importante, com discussões e avaliações das ações do país com os povos indígenas, com base, principalmente, em três eixos temáticos: Territórios de Sustentabilidade, Autodeterminação e Participação do Direito, Consulta e Desenvolvimento sustentável das terras indígenas.

Para o cacique Heliton Gavião, o Governo de Rondônia está cumprindo a parceria com os povos indígenas. Ele citou como exemplo a criação da Coordenadoria dos Povos Indígenas (Copir), que deu oportunidade aos indígenas de participarem diretamente das políticas públicas relacionadas a eles no estado.

http://www.rondonia.ro.gov.br/2015/10/86024/
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Igarapé Lourdes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.