Deputada Lúcia Tereza visita escola indígena na aldeia Sowaintê

Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia - ALE/RO - www.al.ro.gov.br - 11/02/2016
Atendendo ao convite do líder indígena, Marcio Marcelo Cinta Larga, que é o articulador dos povos indígenas, a deputada Lúcia Tereza (PP) visitou a comunidade indígena Sabanê, que habita a aldeia Sowaintê, localizada na Linha Corumbiara, setor 08, a 70 km da cidade de Vilhena.

O objetivo do encontro foi o de conhecer o setor educacional que segundo os indígenas vem passando por dificuldades. A deputada Lúcia Tereza que é a presidente da Comissão Estadual da Educação da Assembleia Legislativa se reuniu com o cacique Lino Sabanê e os moradores para ouvir as prioridades da comunidade.

O líder Lino Sabanê falando em nome de sua comunidade agradeceu a visita da deputada que segundo ele, há tempos seus parentes queriam conhecer. "A gente ouvia muito falar da deputada que defende muito a causa indígena no seu município, por isso fizemos o convite para que viesse conhecer a nossa comunidade", afirmou o cacique Lino, que pediu o apoio da parlamentar para o setor da educação da aldeia que possui a Escola Estadual de Ensino Fundamental Sowainte com duas salas para atender aos alunos até o 9o ano.

A dificuldade de manutenção de professores, e da escola (merenda, material de consumo, falta de energia) foi cobrada pelo cacique Lino junto às autoridades da educação. A deputada Lúcia Tereza ouviu as deliberações da comunidade, se prontificou a buscar juntamente com os colegas deputados que fazem parte da Comissão Estadual de Educação - Ribamar Araújo, Adelino Follador (DEM), Aélcio da TV (PP) e Rosângela Donadon (PMDB) os mecanismos junto à Secretaria Estadual de Educação e o setor da Educação Indígena local para amenizar a problemática reivindicada pelos moradores da aldeia Sowaintê.


Melhorias


Aproveitando a visita da deputada Lúcia Tereza à aldeia, o cacique Lino Sabanê solicitou a apoio da parlamentar para as condições precárias em que se encontra a única estrada que liga a aldeia ao município de Vilhena. Segundo o líder indígena são aproximadamente 40 km de recuperação que precisam ser feitos para dar condições de trafegabilidade aos indígenas e aos proprietários de terras próximos a reserva Sabanê.

Segundo Lino, existem três pontes que precisam ser recuperadas com destaque a sobre o rio Roosevelt com mais de 20 metros de extensão e que se encontra em péssimas condições.

Outra questão levantada é sobre a energia elétrica do programa "Luz para Todos" que está com as obras paradas, faltando 17 km para chegar à entrada da aldeia. "Há vários anos que a empresa parou as obras da rede de energia e ninguém sabe como está a situação".

O cacique também pediu apoio da parlamentar para que o postinho de saúde da aldeia volte a funcionar e tenha o atendimento médico. Segundo a liderança Sabanê o local se encontra fechado, não tem a visita de médico ou enfermeiro e também não existem remédios para atender a comunidade.

A parlamentar anotou todas as proposituras feitas e se comprometeu em 15 dias buscar as respostas para essas questões. Ao se despedir da comunidade a deputada Lúcia Tereza agradeceu a recepção por parte dos moradores da aldeia.

A parlamentar afirmou que está de viagem marcada para o município de Guajará-Mirim aonde irá visitar outras comunidades indígenas dentro do seu trabalho na comissão estadual de educação. "Estou muito feliz em conhecer todos vocês, feliz pelo carinho com que me receberam em sua comunidade, estou me comprometendo a buscar as respostas para as várias reivindicações que vocês fizeram, podem ter certeza que vou voltar com essas respostas".


Ônibus para GAPC


O Parque de Exposição "Arlindo Chapéu de Couro", em Espigão do Oeste foi palco na última semana de uma reunião de trabalho entre a classe política e a direção do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC).

Com as presenças da deputada Lucia Tereza (PP) e do presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP) foram deliberados vários temas de interesse do grupo do GAPC de Espigão do oeste. Os colaboradores Leoci Giacomolli e o Flávio Balerone fizeram o pedido de um micro-ônibus para atender as necessidades do GAPC no transporte de pacientes a Porto Velho para realizar os procedimentos de rotina.

A deputada Lucia Tereza confirmou a sua disposição em apoiar as necessidades de Espigão do Oeste, principalmente o trabalho feito pelo grupo do GAPC.

Durante o encontro, a deputada em entendimento com o colega deputado Maurão de Carvalho anunciou a destinação de emenda parlamentar para a aquisição do veículo proposto pelo grupo de Espigão.

O presidente da Assembleia, deputado Maurão de Carvalho orientou para a aquisição de um ônibus grande no lugar do micro-ônibus. Segundo o parlamentar com um ônibus maior, mais pacientes serão atendidos a cada viagem. A proposta do deputado Maurão foi apoiada pela colega Lúcia Tereza, que também se mostrou solidária a essa iniciativa feita pelo presidente Maurão.

http://www.al.ro.leg.br/institucional/noticias/deputada-lucia-tereza-visita-escola-indigena-na-aldeia-sowainte
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Aripuanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.