Índio é apreendido pela PF suspeito no desaparecimento de fazendeiro

G1 - www.g1.globo.com - 07/10/2014
A Polícia Federal apreendeu na manhã desta terça-feira (7), no município de Teixeira de Freitas, a 689 quilômetros de Salvador, sul da Bahia, um índio suspeito de envolvimento no desaparecimento do produtor rural Raimundo Domingues Santos. Ele sumiu no dia 9 de agosto, entre as cidades de Itamaraju e Porto Seguro.

De acordo a PF, o suspeito, que tem 58 anos, foi apreendido, inicialmente, por portar ilegalmente munições calibre 38 e 22. Apesar do pagamento de fiança, a PF detalha que ele não foi solto por determinação da Justiça Federal após identificação de envolvimento no sequestro e cárcere privado do produtor rural.

Conforme a PF, o nome do suspeito aparece no inquerito de investigação. O órgão, entretanto, não detalha se o nome do índio foi apontado por testetemunhas do sequestro ou pelos laudos da perícia. Mesmo com a identificação de um dos suspeitos, a PF ainda não tem pistas do produtor rural desaparecido.


Caso


O delegado da Polícia Federal de Porto Seguro, no sul da Bahia, Eriosvaldo Renovato, disse à epoca que o produtor rural Raimundo Domingues Santos, que sumiu e que estaria sendo mantido refém, não foi encontrado nas buscas feitas na Fazenda Brasília, localizada entre as cidades de Itamaraju e Porto Seguro.

Núbia Alves dos Santos, filha do fazendeiro, acusou índios de terem sequestrado o fazendeiro. Segundo o delegado, um vaqueiro que foi mantido refém junto com Raimundo, mas que conseguiu fugir, disse em depoimento que o crime foi cometido por índios da região. "Entretanto, não podemos confirmar a informação", destacou o delegado.

De acordo com Núbia, existe um conflito entre indígenas e fazendeiros desde o início do ano por posse de terras na região. O vaqueiro que acompanhava o fazendeiro informou que cerca de 30 homens armados com revólveres, pistolas e espingardas sequestraram o produtor.

Em depoimento, o vaqueiro relatou que conseguiu fugir pelo mato e andou 14 km até conseguir ajuda com moradores que o levaram até o município de Itamaraju. Segundo a polícia, o vaqueiro também informou que o local onde ocorreu o crime é uma invasão e não uma reserva indígena.


Relato da família


De acordo com Núbia, o produtor Raimundo Domingues Santos teria recebido um comunicado de um cacique no dia 8 de agosto para buscar animais e pertences que estavam na fazenda ocupada pelos índios. Ao chegar no local, ele foi feito refém.

"Eles estão alocados na propriedade de meu pai e de outros fazendeiros também. Quando ele chegou lá, verificou que estava faltando alguns animais e recebeu a informação que o cacique da tribo queria falar com ele. Foi aí que ele seguiu para a fazenda em que o cacique estava", relatou Núbia. A filha do produtor informou que ele conversou com o cacique, mas ao sair para ir embora, foi amarrado e agredido pelos índios, que estavam armados.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/10/indio-e-apreendido-pela-pf-suspeito-no-desaparecimento-de-fazendeiro.html
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Barra Velha do Monte Pascoal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.