PF faz reintegração de fazendas e clima é de tensão com índios na BA

G1 - www.g1.globo.com - 26/11/2014
Agentes da Polícia Federal, da Polícia Militar e da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema) iniciaram na manhã desta quarta-feira (26), na região do município de Itabela, sul da Bahia, a reintegração de posse de 16 fazendas ocupadas por índios Pataxó.

Entre os espaços que fazem parte do cronograma de reintegração está a propridade do produtor rural Raimundo Domingues Santos, que está desaparecido desde o dia 8 de agosto deste ano. Familiares denunciam envolvimento de índios no sumiço.

De acordo com a PF, até o o final desta manhã, quatro propriedades foram reintegradas. Embora não tenha ocorrido conflito, índios queimaram pastagens e destruíram duas pontes que dificultaram a chegada dos agentes. No distrito de Montinho, em Itabela, a escola e o posto de saúde não funcionaram devido ao clima de apreensão gerado pelas reintegrações.

Conforme a PF, durante as primeiras reintegrações, a polícia realizou a apreensão de cinco motos e uma espingarda de fabricação caseira.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/11/pf-faz-reintegracao-de-fazendas-e-clima-e-de-tensao-com-indios-na-ba.html
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Barra Velha do Monte Pascoal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.