Caciques denunciam abandono de terras sob influência de Belo Monte

G1- http://g1.globo.com - 31/03/2016
Caciques de várias comunidades na área onde está sendo construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no sudoeste do Pará, denunciaram na última quarta-feira (30), a falta de proteção das terras indígenas na região. Segundo os índios, mesmo áreas já demarcadas estariam sendo prejudicadas por invasões e pela ação de madeireiras.

A denúncia foi feita durante a cerimônia de entrega de equipamentos e veículos por parte da empresa Norte Energia, responsável pelo empreendimento, à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), em Altamira. A entrega dos materiais dá início a aplicação do Plano de Proteção Territorial das Terras Indígenas da Região de Influência Direta da Usina de Belo Monte, que, apesar de ser uma das principais condicionantes para o processo de licenciamento da hidrelétrica, inicia com quase cinco anos de atraso.

O Plano prevê a proteção de 56.800 km² que atravessam 12 territórios indígenas por meio de monitoramento de satélite e uso de radares. De acordo com a Norte Energia, 56 funcionários terceirizados foram contratados para apoiar os trabalhos da Funai no local e oito das 11 bases de monitoramento já estariam prontas.

Apesar dos indígenas solicitarem um encontro com o presidente da Norte Energia, Duilo Diniz de Figueiredo, presente na cerimônia, apenas o presidente da Funai, João Costa, se reuniu com os caciques.

"Não abrimos mão de fazer uma fiscalização rigorosa e construir uma política que possa garantir os direitos dos indígenas sobre suas terras", disse o diretor da Funai à imprensa.

Mas os caciques reafirmam que a entrega de equipamentos e contratação de pessoal terceirizado não resolvem os problemas na região, uma vez que até mesmo áreas demarcadas, como a Terra Indígena Trincheira Bacajá, têm sido invadidas por madeireiras e que o trabalho de proteção dos espaços é insuficiente.

"Mais de dois alqueires da terra Trincheira Bacajá foram invadidos e denunciamos isso a empresa e a Funai e nada foi feito", alega o cacique Kroire Xikrin.



http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/03/caciques-denunciam-abandono-de-terras-sob-influencia-de-belo-monte.html
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Trincheira/Bacajá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.