Festival Nacional da Cultura Indígena é cancelado pela crise e vírus da zika

G1- http://g1.globo.com - 01/04/2016
O Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena, que acontece tradicionalmente no mês de abril, em Bertioga, no litoral de São Paulo, foi cancelada por causa da crise financeira e do zika vírus. O evento recebe indígenas de etnias de diversas regiões do país para atividades de dança, música, esporte e culinária.

De acordo com informações da Prefeitura de Bertioga, as comemorações não terão a configuração tradicional porque a cidade vive um momento de economia e prudência com as despesas públicas, já que a crise financeira do país afeta os repasses de recursos ao município. A vinda de indígenas de diversas regiões envolveria muitos gastos em transporte, acomodações e alimentação, além de toda a infraestrutura para os dias do evento.

Ainda segundo a prefeitura, embora Bertioga tenha baixos índices das doenças transmitidas pelo aedes aegypti, muitas etnias participantes são procedentes de outras regiões, percorrendo áreas afetadas principalmente pelo zika vírus, o que poderia comprometer a saúde pública.

Segundo a Prefeitura de Bertioga, uma nova estrutura para a comemoração da cultura indígena já está sendo estudada. A intenção é envolver toda a comunidade em ações educativas em substituição à realização do tradicional festival. A comunidade Guarani, da Aldeia Rio Silveira, que fica em Bertioga será envolvida nas comemorações que acontecerão este mês.

A Prefeitura de Bertioga já fez um comunicado ao Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena, que apoia o Festival, sobre os motivos da não-realização do evento este ano.



http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/04/festival-nacional-da-cultura-indigena-e-cancelado-pela-crise-e-virus-da-zika.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Ribeirão Silveira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.