Indígenas do Paraná celebram acesso ao ensino universitário

Jornal Já - http://www.jornalja.com.br - 13/04/2016
A aldeia da Comunidade Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, no Paraná, abriu na terça-feira (12), a sua 15ª Semana Cultural Indígena celebrando as conquistas de seu povo na educação, inclusive de nível universitário.

Todos os anos, ao menos quatro alunos da escola indígena local - considerada referência no Paraná - são escolhidos para fazer cursos universitários que contribuam para a autonomia da comunidade e para melhorar as condições de ensino, como Pedagogia e Letras.

"Os acadêmicos têm como responsabilidade agregar conhecimento para a melhoria da nossa gestão territorial, à sustentabilidade e à saúde dos povos indígenas", celebrou o cacique Daniel Maraca Lopes, na abertura do evento.

O sistema de seleção entre os indígenas funciona também no retorno à comunidade, quando os jovens passam por uma seleção para concorrer aos postos de trabalho abertos na aldeia.

Com a especialização dos indígenas, foi possível subir de 2 para 10 os funcionários nativos da escola local em 10 anos. Ainda há bastante espaço para crescimento da participação, pois são 40 trabalhadores ao todo - o Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo atende 440 pessoas de um total de 661 integrantes da aldeia.


Uma história de três mil anos


A 15ª Semana Cultural Indígena tem como objetivo divulgar a cultura Avá Guarani, povo que vive na região há mais de três mil anos, além de promover a troca de experiência entre indígenas e não indígenas.

O evento prossegue até sexta-feira (15).

A programação prevê apresentações culturais da tradição indígena, passeios de trilha, degustação de comida típica, medicina natural, exposições e venda de artesanato.

Arlênio Heindrickson, de Santa Terezinha de Itaipu, levou as amigas Adriane Martins, com o filho Adonai Martins, e Jeani Hanver, para saber como vivem os indígenas: "Essa é uma experiência riquíssima. Nós aprendemos muitos quando visitamos o local", elogiou.

Arlênio é tão conhecido no lugar que até ganhou nome indígena, Tupã Caray. Há pelo menos dois anos ele frequenta a comunidade.


Festas em outras aldeias


Na próxima segunda-feira (18) será a vez de as comunidades Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete, de Diamante D'Oeste, abrirem sua semana indígena. Na 10ª edição, a Semana Cultural Indígena dos Itamarã e dos Añetete vai até o dia 20.



http://www.jornalja.com.br/indigenas-do-parana-celebram-acesso-ao-ensino-universitario/
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Avá Guarani/Ocoí
  • TI Tekohá Añetete
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.