Aberta em Angra exposição de fotos sobre viagem de índios à Argentina

G1 - http://g1.globo.com - 17/05/2016
Uma exposição fotográfica inspirada em uma viagem de índios Guaranis pela América do Sul pode ser conferida em Angra dos Reis, RJ. Ela fica aberta no Centro Cultural Teófilo Assad, no bairro São Bento, de quarta-feira (18) até domingo (22). O horário de visitação é de 15h às 20h.

Os Guaranis de Angra fazem parte do projeto de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e foram conhecer aldeias da Argentina, de onde vieram muitos antepassados deles. O objetivo foi percorrer o caminho inverso dos índios que vieram para a Costa Verde do Rio.

"Todos os Guaranis daqui, do litoral do Brasil, são originários de grupos que vieram do Paraguai, no final dos anos 1870, depois da guerra do Paraguai. O que aconteceu foi um fluxo migratório, que eles vieram reocupando o litoral e fundando aldeias. O que o projeto fez foi fazer esse percurso histórico ao inverso", explicou o coordenador do projeto, Domingos Nobre.

Foi um longo e cansativo caminho até o destino final. O grupo viajou mais de sete mil quilômetros passando por São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul até chegar à Argentina. No ônibus, foram professores, universitários e os Guaranis do EJA.

"Nós fizemos uma viagem pedagógica, pra gente conhecer o lugar aonde os nossos antepassados viviam. Todas as comunidades [de lá] se envolveram para receber a gente. Danças, cânticos apresentaram... vai ficar marcado pra mim", recordou Argemiro da Silva Karaí, índio que também é um dos professores do projeto.

Toda a viagem foi registrada em mais de três mil fotos - que compõem a exposição - tiradas pelos próprios alunos do projeto. São cenas que resgatam a história do povo Guarani no Brasil e no exterior. Foram retratadas danças, rituais religiosos, comidas tradicionais e construções.

"A cultura [deles] não é diferente, é a cultura Guarani mesmo que a gente tem também ", disse Cláudio Benitez, guarani estudante do projeto.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2016/05/aberta-em-angra-exposicao-de-fotos-sobre-viagem-de-indios-argentina.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Guarani do Bracuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.