Tarde de Campo em horta doméstica aborda soberania alimentar em terra indígena

Agrolink - http://www.agrolink.com.br - 20/05/2016
Questões ligadas à soberania alimentar, horta domestica, mudas e sementes foram tratadas na Tarde de Campo sobre Horta Doméstica, realizada na Terra Indígena Ligeiro, em Charrua, na última quarta-feira (18/05). ?Eu nunca ouvi um médico nos proibir de comer verdura. Vocês já ouviram? E vocês já viram alguma propaganda em rádio ou na televisão que nos orientasse a consumir verduras??. Estas foram reflexões iniciais levantadas pelo assistente técnico regional em Sistemas de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar de Erechim, engenheiro agrônomo Paulo Trierveiler, junto ao grupo de indígenas Kaingang, da Terra Indígena Ligeiro.

As orientações para qualificação produtiva e social aconteceram debaixo do pessegueiro e na horta doméstica da família de Albina Rodrigues e Zeferino Paulo, organizada pelos extensionistas rurais do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Daniele Marzari Possatti, Oberdan Scolari e Káren Paula Marchetto.

Como demonstração, foi sugerido composteira, confeccionada com aproveitamento de materiais (paletes), para produzir composto orgânico, e um sombrite, feito com recursos encontrados no próprio ambiente, como palhas de coqueiro e taquaras do mato (trazidas pelas indígenas). Na parte prática, através da orientação técnica adequada, as indígenas tiveram oportunidade de qualificar o plantio de mudas de alface e repolho, além de sementes de beterraba e de cenoura e ramas de mandioca. Também foram repassadas orientações sobre o plantio de chuchu, batata doce, batata inglesa, canteiros, profundidade, épocas propícias de produção, entre outros.

Esta atividade integra as atividades previstas na Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) Indígena, encerrada em dezembro de 2015. ?Com a continuação dos serviços prestados em Aters, um dos grupos de trabalho demandou mais aprendizados e práticas agrícolas em hortas, para continuação e qualificação técnica produtiva das hortas construídas com o recurso do Fomento Produtivo (Inclusão Social e Produtiva)?, destacou Trierveiler.

O grupo de indígenas assistidos pela Emater/RS-Ascar teve a oportunidade de atualizar e aprofundar conhecimentos e práticas agrícolas. Os técnicos reforçaram a importância das famílias não dependerem dos mercados externos, como forma de economizar e produzir alimentos saudáveis para autoconsumo familiar e geração de renda.



http://www.agrolink.com.br/culturas/milho/noticia/tarde-de-campo-em-horta-domestica-aborda-soberania-alimentar-em-terra-indigena_351368.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Ligeiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.