Comunidades indígenas são inseridas nas políticas públicas governamentais

Agência Alagoas - http://www.agenciaalagoas.al.gov.br - 27/05/2016
Dando continuidade ao Programa de Distribuição de Sementes do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) realizou, nesta sexta-feira, 27, a entrega das sementes para comunidades indígenas do município de São Sebastião, no Agreste alagoano.

A ação foi possível graças ao trabalho da secretaria em parceria com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater-AL), que após a contratação de três técnicos indígenas aprovados no processo seletivo, formou a Comissão de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) Indígena e garantiu o acesso dessas comunidades às políticas públicas estaduais.

As aldeias Karapotó Terra Nova e Karapotó Plak-ô foram contempladas com sementes de milho, feijão e sorgo. Na próxima semana, cinco aldeias localizadas nos municípios de Joaquim Gomes, Palmeira dos Índios, Pariconha e Porto Real do Colégio também receberão os grãos.

O gerente regional da Emater-AL, Moisés Leandro Silva, explica que a demanda de distribuições da semente é da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), mas que a Emater vem contribuindo no apoio à distribuição e também com a participação dos técnicos do instituto durante as reuniões de cadastramento dos agricultores.

Após a entrega de sementes a Emater-AL realizará ainda a prestação de serviços de Ater para esse público. No início do mês a comissão, já havia feito levantamento das demandas dos agricultores familiares indígenas da região Agreste.

De acordo com o extensionista da Emater-AL, Marcelo Máximo, que faz parte da comissão, a chegada das sementes vem para contribuir com a inserção do índio alagoano nas políticas públicas estaduais.

"Agora, há todo um respaldo de assistência técnica para os agricultores, no plantio, na comercialização, e vai ser nossa participação direta com eles. É de grande importância porque vai ter o benefício tanto para consumo próprio, quanto para venda", enfatiza Marcelo.



http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/4421-comunidades-indigenas-sao-inseridas-nas-politicas-publicas-governamentais
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Karapotó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.