Índios da Tribo Truká ocupam sede da GRE em Petrolina, PE

G1 - http://g1.globo.com - 31/05/2016
Cerca de 120 índios da tribo Truká, que ficam no município de Cabrobó, no Sertão pernambucano, ocuparam na manhã desta terça-feira (31) a sede da Gerência Regional de Educação (GRE) em Petrolina, também no Sertão do estado. Eles cobram que o Governo do Estado de Pernambuco disponibilize melhorias para a educação indígena.

Segundo a professora do Ensino Fundamental e Médio, Edilene Bezerra Pajeú, os estudantes são prejudicados, pois, muitas vezes, faltam professores. "A ausência de uma política escolar indígena tem comprometido o dia a dia. O ato de ensinar na sala de aula, principalmente porque, ora as aulas são interrompidas por falta de pagamento ora porque não contrataram merendeira ou porque não tem professor", disse Edilene.

Ela afirma ainda que muitas das professoras da educação indígena estão sem direito à licença maternidade e que a realidade que eles vivem é diferente do que obriga a legislação brasileira. "A legislação diz aos governantes que eles têm que criar uma política específica para a escola indígena. Isso não tem sido prioridade no país nem tampouco em Pernambuco. O que o movimento indígena de Pernambuco tem pautado é a criação da categoria da escola indígena", explicou a professora da tribo.

A liderança do movimento dos Trukás disseram que vão permanecer no local até conseguirem abrir um canal de comunicação com o Governo do Estado. E caso isso não aconteça e as negociações não avancem, mais integrantes da tribo irão agregar a ocupação.

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado (SEE) informou que já foi encaminhada a regularização do pagamento do transporte escolar fluvial e terrestre dos estudantes indígenas Truká e ressalta que não houve interrupção no serviço. A nota afirmou ainda que as demandas referentes ao pagamento dos professores estão em tramitação.



http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2016/05/indios-da-tribo-truka-ocupam-sede-da-gre-em-petrolina-pe.html
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Truká - Ilha da Assunção
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.