Emater/RS entrega doações de roupas a indígenas em Tenente Portela

Governo do Rio Grande do Sul- http://www.rs.gov.br - 14/06/2016
Extensionistas da Emater/RS-Ascar entregaram, nesta terça-feira (14), doações de agasalhos aos membros das tribos Kaingang e Guarani que vivem na Terra Indígena do Guarita, em Tenente Portela, a 480 km de Porto Alegre. Os profissionais, que prestam assistência técnica e social na região indígena, promoveram o mutirão com o objetivo de aquecer as famílias carentes por causa das baixas temperaturas que afetam o Rio Grande do Sul.

Na casa da Kaingang Juliana Aparecida da Rocha, os três filhos - Daniel, 9 anos, Vitoria, 5, e Ironito, 1 - receberam roupas novas. Desde 2013, Juliana é atendida pela Emater e conseguiu adquirir equipamentos para abrir a própria agroindústria. Atualmente, ela vende pães, cucas, bolos e salgados para a comunidade.

Embora trabalhem para conquistar autonomia financeira, grande parte das 1.300 famílias da região indígena ainda está em situação de vulnerabilidade social. A expectativa da Emater é de que os donativos amenizem o sofrimento causado pelo frio rigoroso do inverno gaúcho. A Unidade Indígena informa que "o trabalho social desenvolvido promove a solidariedade e possibilita melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.


Solidariedade na Terra Indígena


Entre os anos de 1997 e 2005, a Emater/RS executou o Programa RS Rural, política pública desenvolvida pelo Governo do Estado com recursos do Banco Interamericano para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

Em 2013, foi instalada a Unidade Indígena, com o apoio de lideranças indígenas, Prefeitura de Tenente Portela, comerciantes e instituições da região Noroeste. Desde que passaram a receber assistência, as famílias construíram mais de 300 hortas domésticas e investiram na criação de pequenos animais, como galinhas e suínos. O artesanato e agroindústrias familiares também foram impulsionadas.

Interessados em doar agasalhos podem fazer a entrega na sede da Unidade Indígena da Emater/RS-Ascar, na Rua Aracati, no 19, segundo andar, em Tenente Portela.



http://www.rs.gov.br/conteudo/240794/ematerrs-entrega-doacoes-de-roupas-a-indigenas-em-tenente-portela
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Guarita
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.