Ibama combate pesca ilegal na Terra Indígena Baú, em Altamira (PA)

Ibama- http://www.ibama.gov.br - 12/07/2016
Operação do Ibama e da Polícia Militar Ambiental do Pará resultou na detenção de 17 pescadores ilegais e na apreensão de cerca de 700 quilos de pescado na Terra Indígena (TI) Baú, em Altamira (PA). Os peixes seriam transportados e vendidos na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

O grupo estava acampado em barracas às margens do rio Pimenta e foi autuado em R$25 mil, além de ter os apetrechos de pesca, como redes e tarrafas, inutilizados. Os 17 pescadores estão sujeitos às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais e responderão a processos administrativos. Toda a carga apreendida será doada.

Com 1,54 milhão de hectares, a TI Baú foi demarcada em 2008 e é ocupada por índios da etnia Kayapó, que colaboram com o monitoramento da área denunciando atividades ilegais, predatórias e potencialmente poluidoras.

A ação faz parte da operação Onda Verde, que atua na prevenção e no combate ao desmatamento e às infrações ambientais na Amazônia, como a pesca predatória. Os estoques pesqueiros são fonte de alimento para populações indígenas e comunidades locais.



http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-combate-pesca-ilegal-na-terra-indigena-bau-em-altamira-pa
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Baú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.