Índios de Angra dos Reis enfrentam problemas para frequentar escola

G1- http://g1.globo.com - 10/08/2016
Índios da tribo Guarani estão enfrentando dificuldades para frequentar a escola em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio. O antigo colégio que atende a comunidade não comporta mais os alunos.

A aldeia é uma das maiores do estado, mas ensinar a cultura, matemática e o português virou um desafio para os professores. Na tribo vivem quase 500 guaranis. 125 são jovens e adolescentes matriculados na escola. Mas, a falta de espaço atrapalha o desenvolvimento deles.

"As turmas estão sendo fundidas, dando aulas juntas e isto no ponto de vista pedagógico é muito ruim. Nós só temos três salas objetivamente e temos sete turmas para funcionar aqui. Então não tem para onde mais ir se o estado abrir construção de prédio físico", explicou o assessor pedagógico da aldeia, Domingos Barros Nobre.

A escola da comunidade foi construída pela aldeia no começo de 1990. Em 2003, o estado assumiu a administração. Até então o espaço era suficiente para alunos, mas com a criação de novas turmas, a escola ficou pequena. Para não deixar os alunos sem aula, as salas foram adaptadas, novas janelas foram abertas e o espaço dividido.

"Quatro turmas de manhã e quatro turmas de tarde com duas salas. A gente divide a sala e não dá para trabalhar assim. Impossível atender todas as crianças. Não dá para atender assim",disse o professor Algemiro da Silva Karai Mirim.

Sem espaço suficiente no prédio, a alternativa seria levar parte dos estudantes para outras escolas. Os guaranis dizem que já tentaram fazer isso, mas não deu certo. Além das dificuldades culturais, tem os problemas de transporte. Ônibus não chegam no local alto e nem todo carro tem força para enfrentar a estrada. Além disso, a língua também impõe mais um desafio. Na escola da aldeia os professores trabalham o idioma nativo e o português. Nos outros colégios isso não acontece.

"Aqui no colégio a gente sempre trabalha essas questões de ensinamento da própria cultura também. Acho que isso também é uma preocupação, a preocupação maior é essa", contou um morador da tribo.

Em nota enviada para a produção do RJTV, a secretaria estadual de Educação disse que estuda melhorias para a escola na aldeia Guarani, mas que isso depende da situação financeira do estado.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2016/08/indios-de-angra-dos-reis-enfrentam-problemas-para-frequentar-escola.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Guarani do Bracuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.