O primeiro candidato indígena da região de Joinville

Notícias do Dia- http://www.ndonline.com.br - 13/08/2016
O cacique da aldeia Piraí de Araquari, Ronaldo Costa (Karai Tokumbo na língua Guarani) quer ser o primeiro indígena a ser eleito vereador na região Norte de Santa Catarina. Filiado ao PCdoB, Tokumbo aceitou o convite para concorrer na coligação PMDB, PSD, PP e PPS de Araquari. Além de buscar apoio nas seis aldeias no município, onde mais de há mais de 200 eleitores registrados, ele quer conquistar os votos dos "Juruás" (não indígenas). Para se eleger em Araquari serão necessários cerca de 400 votos.

Sua tribo está no km 37 da BR-280, logo após o trevo da BR-101. Ele afirma que, ao entrar na política, pretende dar "visibilidade" aos principais problemas enfrentados pelos indígenas. "A política é boa quando é usada para articular parceiros na busca de viabilizar projetos impossíveis de realizar sozinho", disse o cacique. Esta não é a primeira eleição que Tokumbo disputa. Para se tornar cacique ele venceu uma eleição direta dos membros adultos de sua tribo. Na campanha que inicia na próxima semana ele quer fazer um Guata Porã, que no seu idioma quer dizer um "belo caminhar".



http://www.ndonline.com.br/joinville/colunas/luiz-verissimo/326614-primeiro-candidato-indigena-da-regiao-de-joinville.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Piraí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.