As políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) foram apresentadas à população indígena Xucuru Kariri, localizada em Palmeira dos Índios. Os índios da Aldeia Fazenda Canto foram recebidos pelo secretário Alexandre Ayres e a equipe da Superintendência de Meio Ambiente (SMA).
Inicialmente, a Semarh mostrou como funciona o projeto Aldeia Sustentável, que consiste em levar e ampliar os acessos à educação ambiental, coleta seletiva, plantio de mudas nativas e gestão adequada dos resíduos sólidos.
Para o secretário Alexandre Ayres, é preciso realizar um diagnóstico social e posteriormente colocar em prática a execução do Aldeia Sustentável.
"O povo indígena tem acesso à informação, a tecnologia e a produtos industrializados que não podem ser jogados de forma aleatória na natureza, portanto a Semarh irá realizar um diagnóstico no local para levar políticas públicas", assegura o secretário.
Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Mateus Gonzales, uma equipe da Secretaria estará na Aldeia Fazenda Canto nesta quinta-feira (8) e na sexta-feira (9) para fazer os levantamentos sociais das principais necessidades da região.
Durante o encontro, que ocorreu na última terça-feira (6) na sede da Semarh, os indígenas apresentaram as suas demandas em busca de melhorar o fornecimento de água na Aldeia Fazenda Canto.
De imediato, Ayres destacou que a Semarh conta com programas de infraestrutura hídrica em benefício das comunidades que são distantes dos centros municipais. O secretário listou, por exemplo, a atuação do Programa de Perfuração de Poços, Água Doce, Água Para Todos e Recuperação de Nascentes.
http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/8453-semarh-apresenta-aldeia-sustentavel-a-comunidade-indigena-xuxuru-kariri
PIB:Nordeste
Related Protected Areas:
- TI Fazenda Canto
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.