Incêndio destrói 15% do Parque Indígena do Xingu em Mato Grosso

G1- http://g1.globo.com - 28/09/2016
O incêndio no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, que teve início em agosto, foi controlado nesse último domingo (25) por equipes do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente). As chamas destruíram 310 mil hectares da área, ou seja, cerca de 15% do território.

Mais de 105 pessoas participaram do combate ao fogo, incluindo 25 índios do Xingu e 10 da Terra Indígena Xerente, do Tocantins, além de brigadistas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia e Rio de Janeiro.

As chamas foram controladas pelo Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).

A incidência abaixo da média de chuva contribuiu para combate das diversas frentes de incêndio que atingiram o parque. A condição climática fez com que o fogo de propagasse com mais intensidade em áreas onde normalmente a umidade da vegetação impediria o avanço do incêndio, disse o Ibama.

A operação do Prevfogo foi inicialmente planejada para evitar grandes incêndios florestais no período do Kuarup, ritual tradicional ritual de homenagem aos mortos ilustres feito pelas etnias do Alto Xingu, mas foi prorrogada devido ao incêndio no parque.

O Parque Indígena do Xingu foi criado em 1961, tem 26 mil quilômetros quadrados e abriga 16 povos indígenas.



http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/09/incendio-destroi-15-do-parque-indigena-do-xingu-em-mato-grosso.html
Amazônia:Queimadas

Related Protected Areas:

  • TI Xerente
  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.