Xavantes ocupam Distrito Sanitário e exigem a saída de coordenador

Midia News- http://midianews.com.br - 29/09/2016
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, foi ocupado, na tarde desta quinta-feira (29), por indígenas da região que reivindicam a saída do coordenador distrital Joel Hipólito Goes.

Segundo as lideranças, ele estaria usando a estrutura para campanhas eleitorais durante o expediente de trabalho, além de tentar colocar os indígenas contra o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Os indígenas reivindicam a exoneração de Joel Hipólito, que ainda seria suspeito de incitar outras pessoas a votarem em candidatos (à prefeitura e vereadores) do seu interesse, alegando que aqueles que não votassem nos candidatos propostos por ele teriam desassistência de equipes de saúde em suas aldeias.

Segundo o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI), Daniel Maratedewa, a ocupação é pacífica e visa restabelecer o atendimento de saúde para os índios da região.

"Estamos aqui (na sede do DSEI) com outras 60 lideranças, indignados com a postura do gestor Joel Hipólito. Pois a saúde não é mercadoria, exigimos uma postura ética do coordenador, que apoiado por outros políticos, usa o cargo de administrador do Distrito para fins eleitoreiros, deixando de lado o atendimento dos povos indígenas da nossa região", destacou.

Uma das representantes da Associação de Mulheres Xavantes, que pediu para não se identificar temendo represálias, acusa o atual gestor de descaso e total descompromisso com ações de atenção básica nas aldeias xavantes.

"Infelizmente a situação do nosso povo só piorou, desde a entrada do Joel. Não há administração na CASAI (Casa de Apoio à Saúde Indígena), não houve nenhum tipo de ação proposta por essa gestão, para desenvolver a saúde dos nossos 'parentes'. Vivemos uma situação de calamidade na saúde, as mulheres e crianças estão morrendo. Queremos uma pessoa com sensibilidade de saúde pública e não que use da saúde para realização política eleitoreira. O nosso protesto é pacífico, só tem a intenção de pedir socorro aos nossos povos", ressaltou.

Segundo o líder xavante, um documento com as reivindicações da comunidade sobre a conduta do coordenador será encaminhada ainda nesta quinta-feira (29), para o Ministério da Saúde e SESAI.


Desassistência do DSEI


Os indígenas cobram, ainda, melhores condições e compromisso da gestão do DSEI. Segundo eles, por desassistência e desorganização desta atual gestão, 79 crianças indígenas morreram, na localidade em 2015, segundo o Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, realizado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o mais alto índice registrado entre os Distritos do estado do Mato Grosso.

De acordo com o órgão, as principais causas das mortes entre as crianças com até cinco anos de idade foram pneumonia, diarreia e gastroenterite. O documento aponta a falta de assistência na área da saúde como um dos principais problemas.

Na aldeia xavante de Campinápolis, a 565 km de Cuiabá, há denúncia de aumento dos casos de tuberculose e a falta de atendimento médico. De acordo com o relatório, neste ano já foram registrados 180 casos de infectados com a doença, enquanto em 2010 foram apenas cinco casos.

Os xavantes da região de General Carneiro, a 449 km da capital, relataram o desrespeito à cultura e ao modo tradicional de vida indígena. Conforme o documento, a substituição de alimentos típicos, como a batata-doce, abóbora e a mandioca pela farinha branca, causou naquela comunidade, um surto de diabetes.

Nas terras indígenas de Sangradouro e Volta Grande, a prevalência da doença chega a 28,2%. A diabetes atinge 7% da comunidade geral da etnia.



http://midianews.com.br/cotidiano/xavantes-ocupam-distrito-sanitario-e-exigem-a-saida-de-coordenador/276430
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Sangradouro/Volta Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.