RS: cacique candidato impede rivais de entrarem em aldeia

Terra- https://noticias.terra.com.br - 01/10/2016
A corrida eleitoral gerou um fato inusitado durante esta semana no município de Tenente Portela, no norte do Rio Grande do Sul. A Justiça Eleitoral precisou acionar a Polícia Federal para garantir a segurança em uma aldeia indígena da região, espaço no qual candidatos a vereador estão sendo impedidos de ingressar para realizar campanha. O motivo seria o fato do cacique da comunidade também ser postulante a uma vaga na câmara municipal, restringindo o acesso dos demais concorrentes.

Como as áreas indígenas são responsabilidade federal, apenas órgãos de proteção ligados a Brasília podem atuar nestes espaços, justificando a presença da Polícia Federal. De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Tenente Portela, Dércio Rower, o pedido de apoio foi feito após denúncias de candidatos darem conta de revistas em veículos e impedimentos de acesso ao território, que conta com aproximadamente 1,8 mil eleitores. Os indígenas alegaram que a restrição na entrada dos candidatos buscava impedir compra de votos, prática que seria comum em eleições anteriores.

A reserva Terra da Guarita, que fica na divisa entre as cidades de Redentora e Tenente Portela, possui eleitores registrados em zonas das duas cidades. Os membros da aldeia que votam no município de Redentora contam com a possibilidade de usufruir de duas sessões dentro da própria tribo, situação que reforçaria as preocupações relacionadas ao transcurso do processo por parte da Justiça Eleitoral. Conforme Rower, a presença da Polícia Federal é fundamental para "garantir o processo de votação sem transtornos."



https://noticias.terra.com.br/eleicoes/rs-cacique-candidato-impede-rivais-de-entrarem-em-aldeia,3b79780fee6c28bd20169349139b3680o9kaiisz.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Guarita
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.